Menu

Pesquisar
Close this search box.

Defensoria Publica é a mais conhecida e melhor avaliada pela sociedade, aponta pesquisa da FGV

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma pesquisa encomendada pela Associação de Magistrados do Brasil (AMB), realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou um estudo, inédito em profundidade, no qual aponta oportunidades para o Judiciário melhorar a comunicação com os cidadãos e aumentar a aproximação com a população.


No Brasil, dentre os orçamentos do sistema de justiça, as defensorias públicas são as que tem o menor orçamento dentre o sistema do judiciário.

Anúncios


No Acre, a Defensoria Pública do Estado (DPE) tem apenas um pequena fatia de 0,9% do orçamento no Acre, enquanto o Tribunal de Justiça (TJAC) tem 8% e o Ministério Público do Estado (MPE/AC) com 4% do Orçamento.


Em 2018, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) também fez um pesquisa e também foi apontada que a Defensoria Pública é a instituição melhor avaliada no país. Ou seja, em 2018, e agora em 2019, a Defensoria Pública foi considerada a instituição melhor avaliada pela sociedade.


A pesquisa disponibilizou à sociedade um amplo conjunto de informações sobre as percepções e expectativas a respeito da atuação do Judiciário brasileiro, a avaliação do cumprimento de suas funções de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais.


No estudo foi usado metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas, abrangendo diversos segmentos de público: sociedade (termo usado a seguir para denominar usuários e não usuários dos serviços da Justiça, sendo os jurisdicionados demandantes e demandados) advogados, defensores públicos, e formadores de opinião.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido