Menu

Campanha contra febre aftosa encerra hoje com previsão de alcançar 100% do rebanho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A campanha contra febre aftosa iniciativa há cerca de um mês no Acre encerra nesta sexta-feira, 29, e não terá necessidade de ser prorrogada. Segundo o Instituto de Defesa e Agropecuária e Florestal do Estado, o Idaf, cerca de 2,5 milhões de animais do rebanho bovino, de mamando a caducando, foram imunizados.


“A campanha não será prorrogada por não haver necessidade. Hoje estamos com 74% do nosso rebanho já declarados”, afirma Rogério Melo. Os 74% são apenas os declarados até essa quinta-feira, 29, mas até o final do prazo de declaração (15 de dezembro) esse número deverá chegar próximo a 100%.

Publicidade

O Acre possui cerca de 3,3 milhões de cabeças de gado, com um patrimônio pecuário avaliado em R$ 4 bilhões. O Idaf adquiriu mais de 2 milhões de vacinas para serem comercializadas no Acre.


O governo comemora a consolidação desta, que se torna a última grande etapa de vacinação da aftosa para que, a partir de 2020, o Acre possa ser considerado zona livre de febre aftosa sem vacinação.


“É importante ressaltar que a campanha encerra hoje, mas o produtor tem até 15 dias pra declarar sua vacinação. Estamos tendo um ótimo desempenho nesta etapa de vacinação, então não há necessidade de prorrogação”, diz o presidente do Idaf.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido