Menu

Observatório do Clima: Estados do Brasil emitem mais carbono do que americanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os moradores de oito Estados brasileiros emitem mais gases de efeito estufa do que um cidadão americano médio. São os habitantes dos Estados amazônicos (exceto Maranhão e Amapá), cujas emissões per capita ultrapassam as 18 toneladas por ano emitidas nos EUA por causa do desmatamento, e de Mato Grosso do Sul, que tem emissões altas devido à agricultura e ao rebanho bovino. No Brasil, o recordista em emissões per capita é Mato Grosso, com 85 toneladas por habitante ao ano em 2018.


No Acre, a emissão per capita é de 30 toneladas de CO2 ao ano. A média Brasil é de 9,3 t/hab/ano.

Publicidade

E nesta terça-feira (26) foi lançado o relatório Emissions Gap, da ONU Meio Ambiente. Em sua décima edição, o documento relata todos os anos o abismo entre onde estamos e onde precisamos estar no combate aos gases que aquecem a atmosfera.


A edição de 2019 mostra que, se a humanidade quiser ter uma chance de 66% ou mais de limitar o aquecimento global em 1,5oC, será preciso cortar as emissões globais de gás carbônico em 7,6% todos os anos daqui até 2030. Para a estabilização em 2oC, meta menos ambiciosa do acordo do clima de Paris, as reduções são de “apenas” 2,7% ao ano.



 


(Com ODC)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido