Menu

Chegou a hora de ver quem tem café no bule

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O líder do governo, deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS),  confirmou ontem ao BLOG DO CRICA de que a votação para hoje da PEC da Previdência estadual está confirmada e não há mais o que se discutir com os sindicatos e com a oposição. “Os pontos nos quais o governo podia ceder já cedeu”, explicou. Para ele, o discurso dos deputados da oposição não tem consistência. “Falam que vai prejudicar os funcionários estaduais, mas não apontam em que ponto. A reforma estadual é bem mais amena que a reforma do presidente Jair Bolsonaro”, rebate Diniz. Com a sua aprovação serão contidas e retardadas novas aposentadorias, alguns terão que trabalhar mais um, dois, três anos, mas não existe caso do servidor ter de trabalhar mais dez anos antes de requerer a sua aposentadoria, argumentam os defensores da reforma. A votação de hoje na ALEAC servirá por um lado para o governador saber com quem poderá contar ou não dentro da sua base de apoio parlamentar em projetos considerados polêmicos. Chegou, enfim, a hora de saber quem tem café no bule, se a oposição ou o governo na ALEAC.


MUDARAM DE LADO


A votação de hoje na Assembléia Legislativa terá novidades, os deputados Roberto Duarte (MDB) e Fagner Calegário (PR), que dizem ser “independentes” devem votar favoravelmente.


TINHA ADIANTADO


O deputado Roberto Duarte (MDB) já tinha dito e foi publicado no BLOG de que, a reforma era importante e que se alguns pontos mais duros fossem suprimidos votaria a favor da matéria.


VOTOS DEFINIDOS


Devem votar contra a PEC da Previdência os deputados Jenilson Lopes (PSB), Daniel Zen (PT), Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Jonas Lima (PT). Foram abandonados pelos “independentes”.


REVOLTA NA CATEGORIA


Há uma revolta entre os servidores do IAPEN com a nomeação do Coronel Jauri Rodrigues para diretor administrativo, que consideram a decisão do governo como uma humilhação à categoria, passando a impressão que não existe ninguém competente no IAPEN para o cargo.


GOSTA DE UMA CONFUSÃO


O que tinha de mexer no IAPEN para agradar aliados políticos, com amplo espaço no governo? Já vi governo gostar de criar confusão do nada, mas igual ao atual estou para ver.


OPOSIÇÃO MOBILIZA


A oposição estava ontem mobilizando protestos de servidores durante a sessão de hoje.


INVESTIGAÇÃO DA PF


O governo pediu á PF investigação no que foi denominada de máfia da saúde. Coisa alta em jogo. Envolve várias empresas que foram fornecedoras nas diversas áreas da SESACRE.


CHAPA COMPLETA


O PSD conseguiu fechar uma boa chapa de candidatos a vereador na capital. O senador Sérgio Petecão (PSD) se dedicou pessoalmente à montagem, porque um partido só é forte numa eleição municipal se tiver uma chapa para vereador competitiva.


NÃO CABE A DISCUSSÃO POPULISTA


Nesta questão da Reforma da Previdência estadual não cabe a discussão populista. É amarga, mas se não for feita o governo teria dificuldades futuras de pagar aposentados e pensionistas.


CANDIDATURA CONFIRMADA


No congresso do PSDB do fim de semana deverá ser confirmada a candidatura do ex-presidente do PT, Minoru Kinpara, que foi candidato a senador pela REDE da Marina Silva, a prefeito de Rio Branco pelos tucanos. Saiu do campo da esquerda para o campo da direita.


LIÇÃO DE CONSCIÊNCIA


O comunicador Gugu Liberato deu uma lição de consciência por em vida ter determinado a doação dos seus órgãos, que acabaram por beneficiar várias pessoas. O que falta neste país é uma maturidade da população de que doar órgãos é salvar vidas. Doar ainda é um tabu idiota.


CAMINHO CERTO


O Delegado Geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, está no caminho certo com o esquema de ronda nos bairros, em bares, notadamente nas regiões da cidade de maior índice de violência.


MAS INIBE


A presença efetiva dos policiais nos bairros não resolve, mas previne e inibe a criminalidade.


TOMA QUE O FILHO É TEU


Moradores da rua 10 de Junho, no trecho da esquina da rua das Palmeiras, não sabem mais a quem mais apelar: se ao DEPASA ou á EMURB para resolver o afundamento da rua devido canos e bueiros estourados. EMURB E DEPASA ficam naquela de toma que o filho é teu.


Pequenas coisas que poderiam se resolver sem chegar ao conhecimento da prefeita Socorro Neri.


QUE DISCURSO MAIS PIEGAS!


O deputado  Jenilson Lopes (PCdoB) é um bom deputado, combativo, por isso não precisa entrar na apelação barata para defender seus pontos de vista, de que a PEC da Previdência estadual vai deixar os servidores estaduais “mais pobres”. Que discurso mais piegas!


O POVO PAGA A CONTA


Para agradar os pecuaristas o governo baixou para quase nada a cobrança do ICMS sobre a venda do boi para outros Estados.  A conta será paga pelo povo com o quilo da carne mais caro. Agradou aos aliados tucanos e desagradou a maioria da população. Um erro político.


ANCORADA NA EXPERIÊNCIA


A candidatura da Rosana Gomes à prefeita de Senador Guiomar não é uma aventura de amador, vem ancorada na experiência política do irmão e ex-prefeito James Gomes que, além de manter um grupo forte, conta agora com a senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS). 


NÃO SE CONDENA SEM JULGAMENTO


Estão condenando o deputado federal Alan Rick (DEM) com base em informação policial, que não chegou nem à fase da Denúncia. Conheço casos de condenações  antecipadas e quando chegou o julgamento os acusados foram absolvidos. Tenho sempre cautela nestes casos.


CONVITES NÃO FALTARAM


Não foi por falta de convites que a ex-deputada Leila Galvão (PT) não será candidata única da oposição à prefeitura de Brasiléia. Leila veio da oposição, já foi vereadora pelo MDB e disputou uma eleição pelo PSDB. Diz que só falará sobre seu futuro político no próximo mês. É aguardar!


ADVERSÁRIA Á ALTURA


O prefeito Isaac Lima (PT) terá na eleição do próximo ano uma adversária à altura na disputa da prefeitura, Izete Pinheiro, que se filou ao PSDB, o que lhe garante uma estrutura de campanha.


ERA TROCO


A sua demissão da FUNTAC e nada é a mesma coisa na parte financeira. O ex-senador Jorge Viana (PT) tem uma renda alta garantida com as pensões de senador e governador.


INVERNO NÃO BRECOU


A chegada da época invernosa não fez recuar os trabalhos do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, na área da recuperação de ruas. Ilderlei saiu do período crítico da gestão, deu a volta por cima, e deve chegar na disputa eleitoral do próximo ano muito competitivo.


SALDO NO TRABALHO


O secretário Thiago Caetano vai fechar 2019 com bom saldo de trabalho na SEINFRA. Concluiu as obras do Pronto Socorro, da UPA de Cruzeiro do Sul e a etapa final do Hospital de Brasiléia está pronta para inauguração. As pontes de Brasiléia e Xapuri ficam para o próximo verão.


BANCADA DE PESO


O PR da ex-deputada federal Antônia Lúcia já tem dois deputados, Wagner Felipe e Fagner Calegário. E podem se juntar ao grupo os deputados Josa da Farmácia e Chico Viga. 


NÃO PODE CAIR NO ESQUECIMENTO


A Audiência Pública promovida pela senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) para buscar solução para as meninas que tiveram reações após tomar a vacina contra o HPV, veio na hora certa, para colocar de novo o assunto em evidência. Não pode cair no esquecimento. Foi importante também a participação no evento da deputada Meire Serafim (MDB).


FRASE DO DIA


“Não há nada errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”. Platão, filósofo.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.