Conecte-se agora

Vídeomaker mostra a falta de conhecimento dos homens sobre o câncer de próstata

Publicado

em

Os números assustam, mas as reações contra o câncer de próstata não alcançam o grau de preocupação que deveria entre os homens. Eles ainda subestimam a doença e deixam de ter cuidados básicos e veem no sedentarismo a maior barreira. A falta de atitude e preconceito trazem ao cotidiano de uma realidade que até os mais desatentos percebem.

O vídeomaker do ac24horas, Kennedy Santos, escancara de uma vez por todas o nível baixo de informação sobre o câncer de próstata, segunda maior causa de morte entre os homens. Mostra a forma de como os mais velhos encaram a dura realidade de depender do diagnóstico para um fim de vida digna.

As estimativas de novos casos aumentam. Quando comparada a 2017, onde morreram mais de 15 mil homens, e a possibilidade de descobrir quase 70 mil novos casos, percebe-se a gravidade e o quanto ainda tem o que fazer, alerta Joice Souza que é da Secretaria de Saúde do Estado, e coordena o Programa de Saúde do Homem.

Nos últimos quinze anos o número de mortes por conta da doença aumentou 31%. Os tipos de tumores mais comuns são: câncer de pele; câncer de próstata; câncer de mama; câncer de cólon no reto.

No mês de novembro, período escolhido para chamar atenção dos homens, as unidades de saúde do município se preparam distribuindo folhetos informativos, decorando ambiente e aumentando o número de profissionais médicos. Nessa época, o número de atendimento aumentam em 30%.

video

Propaganda

Destaque 2

Videomaker mostra o sonho de crianças acreanas que escreveram cartas para o Papai Noel

Publicado

em

Essa semana o ac24horas foi até a sede dos Correios, em Rio Branco, para ver de perto a quantidade de cartas endereçadas ao Papai Noel. São milhares, quase incontáveis. Os pedidos são os mais variados que vão desde uma casa nova a um simples sacolão.

O videomaker  Kennedy Santos, foi até alguns endereços de cartas destinadas ao bom velhinho não apenas para mostrar o que desejam, mas também ajudar a divulgar seus desejos.

Alguns pedidos são simples e até curiosos. Em uma dessas histórias, uma criança que apenas uma sandália de borracha. Ela mora numa casa simples da periferia de Rio Branco.

Vamos mostrar também a história da pequena Ana, que nasceu surda, e há anos vive a expectativa de uma solução duradoura para um problema crônico que a impede de uma vida normal na escola. O roteiro poderia ser corriqueiro, se a carta não tivesse sido escrita pelo próprio irmão, que abriu mão de seu pedido pessoal ao Papai Noel.

Mas nada se compara ao pedido das professoras de uma escola rural, em prol da pequena Tayla, que com uma deficiência não consegue se firmar na escola e nem em casa por falta de uma cadeira de rodas apropriadas às limitações físicas impostas por uma doença crônica.

Assista esse vídeo na íntegra e se emocione:

video

Continuar lendo

Kennedy Santos

A realidade de quem vive em uma invasão

Publicado

em

Uma área verde no Conjunto Tucumã abriga famílias de baixa renda desde 2002. O espaço é público destinado a preservação ambiental, portanto, não poderia ser habitado. Desde que o Conjunto Tucumã foi inaugurado, o espaço é disputado por famílias que não têm casa.

O vídeomaker do ac24horas, Kennedy Santos, foi até o local para testemunhar a forma que vivem as pessoas. As casas foram construídas ao lado de um esgoto a céu aberto, onde nesse período do ano, é a principal causa de doença e mau cheiro. No vídeo ele mostra relatos e argumentos de algumas pessoas que exigem do poder público uma solução apara o caso. Assista!

video

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas