Conecte-se agora

No presídio de Sena, policiais apreendem “código de conduta do crime” em operação

Publicado

em

Policiais penais realizaram uma nova operação com a meta de localizar possíveis ilícitos no presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, durante o final de semana. A ação planejada apreendeu droga e outros objetos, entretanto, o que chamou à atenção foi a localização e apreensão de uma espécie de código de conduta, denominada pelos criminosos de “cartilha do Bonde dos 13”.

O conjunto de normas do crime contém 6 páginas com 13 tópicos (o numeral 13 é em alusão ao número que dá nome a facção B13), com várias regras a serem seguidas pelos integrantes da organização criminosa. Entre os pontos especificados, estão: respeito mútuo, julgamento de possíveis agressões, questões relacionadas a dívidas de droga, abuso de poder por parte dos detentores de função na organização criminosa, calúnia, julgamento pelo tribunal do crime, e pagamento de mensalidade.

O código de conduta do crime é assinado pelo chamado conselho final do B13 e entrou em vigor no dia 27 de outubro deste ano, de acordo com o teor da cartilha redigida à mão e repleta de erros de ortografia.

O conjunto de regras encerra determinado que “todos os irmãos cumpram a risca e que todos fiquem com Deus”, apesar de prever sentença de morte em alguns casos, e vale para todo o estado do Acre, quem está preso ou em liberdade.

No item 2 que trata sobre agressão, consta que “caso a agresão ceja di natureza gravi como atentado a vida ou algo que deixe o hirmão ospitalizado, ó agressor pode ser excluído ou até mesmo decretado (morto)”, diz o texto sem correção ortográfica.

Sobre o pagamento de mensalidade, a cartilha apreendida estabelece que “todos os integrantes têm o dever e o compromisso de contribuir com uma quantia mensal para o crescimento da família”.

Estabelece regras para a convivência e comportamento entre os faccionados nos presídios, inclusive com revezamento de pedras (cama) nos dias de visitas íntimas. Confirma também a boa convivência com integrantes de facções aliadas, sendo o PCC e Ifara.

ASCOM

Propaganda

Cotidiano

Fenômeno: clima muda radicalmente em Porto Walter e temperatura cai 11 graus

Publicado

em

FO clima mudou radicalmente nesta sexta-feira (17) em algumas regiões do Acre com as chuvas intensas ocorreram na maior parte do Estado.

Os acumulados de chuva foram, na opinão do estudioso do clima Davi Friale, “significativos”, precipitando volumes entre 35mm e 70mm.

O grande fenômeno ocorreu em Porto Walter, onde foram registradas rajadas de vento com velocidade de 54 quilômetros por hora e a temperatura, no início da tarde, despencou de 33ºC para 22ºC em apenas 60 minutos.

“O nível dos rios acreanos volta a subir rapidamente neste fim de semana”, prevê o estudioso.

Continuar lendo

Cotidiano

Vereador anuncia grande mobilização contra possível fechamento do INSS em Tarauacá

Publicado

em

O vereador Antônio Araújo está preocupado com as notícias de que sua cidade, Tarauacá, pode ficar sem a agência do INSS. A informação que circula é que o atendimento seria levado para Cruzeiro do Sul e Rio Branco.

“Gostaria de compartilhar uma grande preocupação para população do municipio Tarauacá , o Governo Federal tem uma meta de fecha 500 Agências do INSS em todo o Brasil. E uma delas é a agência do INSS de Tarauacá. A ideia é levar o atendimento para cidade de Cruzeiro do Sul e a capital Rio Branco, assim prejudicando a população mais carente”, diz Araújo.

Ele quer organizar abaixo-assinado e pedir apoio de senadores e deputados do Acre para manter a agência na cidade.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas