Menu

Pesquisar
Close this search box.

ELEIÇÃO É HOJE! Com 8 candidatos a chefia do MP, Gladson diz que aguarda ansiosamente Lista Tríplice

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Nesta segunda-feira, 18, oito membros do Ministério Público do Acre disputam a composição da lista tríplice para escolha do Procurador-Geral de Justiça, para o biênio 2020/2022. A eleição ocorre no período das 08h às 17h. Além da atual procuradora-geral, Katia Rejane, que busca ser reconduzida ao cargo por mais dois anos, disputam também os procuradores de justiça Carlos Maia, Cosmo Lima, Edmar Monteiro Filho e Rita de Cássia. Na classe os promotores, concorrem Ricardo Carvalho, Francisco José Maia Guedes e Alessandra Garcia Marques.


De acordo com as regras definidas pela Comissão Eleitoral, somente Procuradores e Promotores no total de 83 poderão votar, sendo que cada eleitor receberá uma única cédula, contendo os nomes de todos os candidatos e fará a sua escolha, sendo-lhe facultado o direito de escolher até três nomes.

Anúncios


A lista tríplice será elaborada para o cargo de Procurador-Geral de Justiça, observando-se a ordem de classificação dos candidatos pelo número de votos obtidos. Elaborada a lista tríplice, ela será encaminhada ao Governador Gladson Cameli que terá até 15 dias úteis para escolher o novo Procurador-Geral do Estado.


Ciente da eleição, o governador Gladson Cameli foi consultado na manhã desta segunda-feira, 18, antes de cumprir agenda com o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e afirmou que aguarda ansiosamente pela lista e garante que deverá decidir quem será o novo PGJ assim que composição chegar em suas mãos. “Estou ansioso e devo escolher o novo ou nova PGJ assim que a lista chegar em minhas mãos. Não quero protelar sobre a escolha do chefe do Ministério Público”, disse o Chefe do Palácio do Rio Branco, sem apontar nenhuma preferência por um dos oito nomes na disputa.


CONTEXTO POLÍTICO


Os oitos candidatos que disputam a composição da lista tríplice e subsequente a indicação do governador tiveram 19 dias de campanha para convencer seus pares com propostas e planos de trabalho para comandar o MP pelos próximos dois anos. O ac24horas apurou que nos corredores do Palácio do Rio Branco pelo menos três nomes circulam em conversas paralelas como de suposta simpatia de Cameli. Tratam-se dos Procuradores Edmar Monteiro, Rita de Cássia e a atual procuradora-geral Kátia Rejane.


Neste última semana que antecedeu a disputa eleitoral de hoje, vários candidatos chegaram a se deslocar para o interior do Estado no intuito de angariar votos dos promotores. A articulação foi tão intensa que até mesmo chefe dos poderes Legislativo, Tribunal de Justiça e Tribunal de Contas foram visitados na busca de apoio.


A lista será definida e homologada nesta segunda-feira, 18, mas é provável que governador escolha o novo PGJ até quinta-feira, 21, já que nesta terça-feira, 19, ele deverá encontrar em Brasília com o MInistro da Economia, Paulo Guedes, para tratar da negociação de parte da dívida do Estado que se encontra travada após o Tesouro Nacional e a Instituição Financeira responsável pela operação de crédito de cerca de R$ 700 milhões sinalizarem que o acordo deverá ser chancelado somente em 2020. Gladson deverá retornar ao Acre somente na quinta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido