Conecte-se agora

Acre realiza Conferência da Criança e Adolescente na próxima segunda-feira (18)

Publicado

em

Em um estado dominado pelas facções criminosas que cooptam jovens, principalmente das periferias, para o crime, nunca é demais realizar eventos que possam discutir os direitos das crianças e jovens no nosso Acre.

É o que acontece a partir da próxima segunda-feira, dia 18, com a realização da XI Conferência Estadual da Criança e Adolescente, que será realizada no auditório do Ministério Público do Acre, no centro de Rio Branco.

O evento deste ano tem como tema a “Proteção Integral, Diversidade e enfrentamento das violências”, dividida em cinco eixos: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

A expectativa da organização é que participem da conferência cerca de 300 pessoas.
Um dos palestrantes convidados é Reinaldo Balbino, assessor técnico dos conselhos de politicas setoriais da prefeitura de Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, e profundo conhecedor dos direitos das crianças e adolescentes.

“A conferência é o momento fundamental para o processo de aferição dos objetivos das políticas públicas, no intuito de garantir a efetividade delas. Também, garantir o que já foi proposto nas conferências passadas, quanto nas novas proposições que serão expostas este ano”, afirma Iglesia Carvalho, do Conselho das Crianças e Adolescentes

Devem participar da conferência cerca de 20 eleitos nas conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde serão aprovadas as propostas e eleitos os delegados para a etapa nacional, prevista para acontecer no ano que vem.

Propaganda

Cotidiano

Polícias do Acre e da Bolívia desarticulam uma das quadrilhas que mais atuava em roubo de veículos

Publicado

em

A Polícia Militar do Acre por meio dos Policiais do 5° BPM Brasiléia, do Núcleo de Inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em conjunto com o núcleo de inteligência da Policia Nacional Boliviana; desencadeou uma operação com o intuito de desarticular uma quadrilha de roubo de veículos que atuava tanto na fronteira quanto na acpital acreana.

Durante a operação seis criminosos foram presos em território Boliviano e dois veículos brasileiros recuperados na cidade de Cobija na Bolívia, país vizinho que faz fronteira com com o Acre. Uma moto Bros roubada em Epitaciolândia na noite deste sábado, 14 e um veículo HB20 oriundo de golpe FINAM, que já estava sendo negociado com receptadores no país vizinho, foram recuperados.

Juntamente com os presos foram encontrados entorpecentes e as armas de fogo que eram usadas na prática dos roubos em território brasileiro. A quadrilha também era especializada na falsificação de documentos, especialmente carteiras de habilitação bolivianas para condutores brasileiros que não possuíam a CNH do Brasil, além disso com os criminosos foram encontradas várias cédulas já confeccionadas prontas para entrega, que variavam desde documento estudantil de faculdades bolivianas a licenças para condução de veículos auto motores.

De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar dos Santos, essa ação integrada entre as polícias do Acre e da Bolívia se deve ao Termo de Cooperação firmada entre a segurança dos dois países vizinhos, com participação da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça.

“O Comando do 5°BPM tem se empenhado diuturnamente no combate a esse tipo de crime na região da fronteira, tanto viabilizando a logística necessária para a atuação dos policiais, bem como fomentando a integração entre as forças policiais brasileiras com as entidades de segurança do país vizinho – Bolívia, para que juntos possamos combater e enfraquecer as organizações criminosas que tentam se fortalecer na região” destacou o secretário.

Continuar lendo

Cotidiano

Público se prepara para dar início à Parada Gay 2019 no centro de Rio Branco

Publicado

em

Populares já começam a se aglomerar na Avenida Getúlio Vargas, em Rio Branco, nos preparativos da 14° edição da Semana Acreana da Diversidade no Acre, que encerra neste domingo, 14, com a tradicional Parada do Orgulho LGBT, a ‘parada Gay’.

A concentração estava marcada para as 15 horas, em frente ao Colégio de Aplicação. Mas antes mesmo desse horário dezenas de pessoas jáse encontravam o local. Albertina Barroso é uma das simpatizantes presentes. No local ela protesta a favor da criminalização da homofobia.

“Sou hétero mas estou aqui a favor de todos”, afirma. O término da festa está previsto para as 21 horas, com shows de bandas e artistas locais, no Novo Mercado Velho.

Desde a última terça-feira, 11, são realizados encontros, palestras e oficinas voltadas ao combate à discriminação contra LGBT

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas