Conecte-se agora

Pontes continuam fechadas. Congresso boliviano quer oficializar renúncia de Evo

Publicado

em

Ponte na Fronteira do Acre continua fechada - Foto: Alexandre Lima

Prossegue na manhã desta terça-feira, 12, o bloqueio das pontes entre a cidade boliviana de Cobija, capital do departamento de Pando e as brasileiras Epitaciolândia e Brasiléia. A situação prejudica o comércio das três cidades e mantêm parados dezenas de caminhões e carretas que fazem o transporte de produtos entre os dois países.

Na tarde desta segunda-feira, 11, uma tentativa de liberação de parte dos veículos estacionados dos dois lados da fronteira resultou em fracasso. O comando do movimento cívico que bloqueia as pontes concordou em permitir a passagem de 24 carretas que aguardam voltar para o Brasil e de 23 que pretendem descarregar em Cobija. Os demais caminhoneiros radicalizaram e bloquearam a passagem.

As informações mais atualizadas dão conta de que apenas depois de um pronunciamento oficial garantindo a realização de nova eleição geral e com todas as garantias, as pontes serão liberadas.

“Estamos aguardando a indicação de que teremos uma eleição limpa e transparente, para que possamos liberar o tráfego de veículos nas duas passagens. Também estamos aqui para garantir que os envolvidos nessa fraude eleitoral possam fugir do País”, disse um dos integrantes do movimento ao jornalista Alexandre Lima, do jornal o Alto Acre.

Foto: Alexandre Lima

A expectativa para a liberação das pontes é grande tanto por parte de comerciantes das três cidades, que estão registrando prejuízos com a falta de compradores, quanto pelos participantes do movimento cívico que diz lutar por “ordem, paz e democracia na Bolívia”.

“Acreditamos que em dois dias poderemos estar em nossas casas. Tão logo seja anunciado os trabalhos de transição em nosso país, as pontes serão desbloqueadas”, disse outro integrante do movimento de manifestantes postado na ponte Wilson Pinheiro, que liga Brasiléia à capital de Pando, Cobija.

Sessão do Congresso Boliviano

Segundo o jornal El Deber, de Santa Cruz de La Sierra, a senadora Jeanine Añez ratificou na manhã desta terça-feira, 12, que a sessão extraordinária da Assembleia Legislativa para designar quem sucederá provisoriamente a Evo Morales no poder será realizada nesta tarde.

Senadora Jeanine Añez – Foto: El Deber

“Não pode mais haver desgoverno”, disse ela, cercada por um grupo de parlamentares.

“Os senadores ou deputados que, por algum motivo, não puderam chegar a La Paz, estamos nos esforçando para que à tarde eles estejam aqui, aguardando a confirmação da hora”, afirmou.

Añez disse estar confiante de que o quórum necessário para realizar a sessão pode ser alcançado.

“Não apenas a oposição tem essa responsabilidade, mas também os parlamentares do Movimento ao Socialismo. Entendo que estão com toda a predisposição para alcançar o quórum necessário”, afirmou.

Por sucessão constitucional, Añez assumiria a presidência interina do país com a missão de convocar novas eleições dentro de um período de 90 dias. Ela pediu ao Exército que colaborasse “diante de tanto vandalismo”, afirmou que o que o país precisa é de “certeza e pacificação” e pediu à população que “deixasse os legisladores trabalharem”.

Propaganda

Cidades

Novos Conselheiros Tutelares são diplomados no município de Epitaciolândia

Publicado

em

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Epitaciolândia já realizou a diplomação dos novos Conselheiros Tutelares do município, eleitos no processo eleitoral realizado no último dia 6 de outubro.

O Evento aconteceu nesta terça-feira, 10, na plenária da Câmara de Vereadores e contou com as presenças do prefeito Tião Flores, do presidente do CMDCA, João Pereira da Silva, vereadores, conselheiros, suplentes eleitos, convidados e familiares.

O presidente João Pereira da Silva deu as boas-vindas aos novos conselheiros e destacou que a partir de janeiro há muito trabalho a ser realizado.

“Espero que vocês consigam fazer a diferença na vida de cada criança e adolescente que precisar do apoio do Conselho Tutelar. Os candidatos tiveram a oportunidade de realizarem as campanhas, tudo de forma muito pública. O mérito é todo dos candidatos eleitos”, afirmou.

Queila da Silva Oliveira foi a candidata mais votada em Epitaciolândia, com 189 votos. A nova conselheira falou sobre a expectativa para o início dos trabalhos em 2020.

“Estou com muita disposição e sei que haverá muito trabalho. Com o apoio dos demais conselheiros, das autoridades e da população, tenho a certeza de que realizaremos um bom trabalho. Precisamos cuidar melhor das crianças e adolescentes que são submetidos aos mais diversos tipos de desrespeito e abusos”, destacou.

O prefeito Tião Flores (PP) ressaltou a maneira democrática como ocorreram as eleições, sem a interferência dos poderes públicos.

“Quero parabenizar a todos os eleitos, pois foram escolhidos pelos seus méritos, e hoje assumem uma missão que será árdua, mas que valerá a pena, pois estão lutando por nossas crianças e adolescentes”.

Os novos Conselheiros Tutelares para o quadriênio 2020/2024 no município de Epitaciolândia são:

Titulares:

Queila Oliveira da Silva

Marilza Lima Cardoso

Deina Mônica Jerônimo de Holanda

Elton Jhon da Silva Souza

Maria Islene Mendes Venâncio

Suplentes:

Gecileidi da Conceição de Oliveira

Raimundo de Oliveira

Liliane Viana Cavalcante

Hérica da Silva Vieira

Edimar Ferreira de Souza

Continuar lendo

Cidades

Eleição de diretores é realizada em 37 escolas de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Desde o início da manhã desta terça-feira, 10, pais, alunos e funcionários de escolas estaduais de Cruzeiro do Sul, votam para eleger os diretores das unidades de ensino.

90 candidatos disputam a gestão de 16 escolas urbanas e 21 rurais. Os eleitos assumem em fevereiro com mandatos de 4 anos.

A Escola Flodoardo Cabral tem 6 candidatos e um eleitorado de 2 mil pessoas. O coordenador da Comissão Eleitoral, Adson Borges, cita que “a eleição está tranquila e dentro da normalidade”, cita ele, que espera um número maior de pais até o fim da votação, as 20 horas.

O resultado da votação deverá ser divulgado ainda hoje. Nas escolas que só funcionam durante o dia, a votação será encerrada as 17h e em seguida, começará a apuração. Nas que têm aulas no período noturno, a votação se encerra as 20h.

A coordenadora do Núcleo da Educação em Cruzeiro do Sul, Ruth Bernardino, destaca a importância dos gestores das escolas no resultado de indicadores da educação. “O gestor é o grande líder na escola,juntamente com sua equipe. É responsável pela gestão pedagógica, de recursos humanos, administrativa, financeira, e de de conflitos que venham a existir, de espaço e tempo,ou seja,ele que conduz todos os processos. É o grande articulador pra que a escola alcance seu principal objetivo, que é melhorar os índices educacionais de nossas escolas”, concluiu.

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.