Conecte-se agora

Enem 2019: gabarito e cadernos da prova poderão ser consultados amanhã (13)

Publicado

em

Confira como é realizada o método de correção do exame

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 mesmo tendo finalizado a etapa de provas no ultimo domingo, deve ser motivo de atenção dos candidatos nos próximos dias. Os gabaritos e os cadernos de questões estarão disponíveis amanhã, quarta-feira, 13 de novembro. São três locais para consulta: site do Enem; portal do Inep e aplicativo do Enem disponível nas lojas virtuais de celular.

Quem leva o caderno de questões para casa acaba tendo a possibilidade de conferir número de questões que conseguiu acertar, muitos na tentativa de calcular a nota. Mas afinal, é possível saber a nota do Enem com o gabarito? 

Mesmo tendo como ter uma ideia de como foi o desempenho geral na avaliação, não é possível saber a nota exata por meio do gabarito. Isto porque método de correção tem como base o TRI, a chamada Teoria de Resposta ao Item, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Essa teoria analisa a coerência das respostas marcadas, atribuindo peso diferenciado para as respostas aleatórias e para os acertos garantidos por conhecimento.

Com a nota obtida no Enem, os estudantes poderão cursar a graduação em universidades públicas e privadas. É possível também conseguir financiamento estudantil e participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Quem tem o sonho de estudar fora do Brasil pode, ainda, usar a nota para ingressar em cursos de 42 instituições de Portugal, pelo Enem Portugal.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Propaganda

Destaque 2

Videomaker mostra o sonho de crianças acreanas que escreveram cartas para o Papai Noel

Publicado

em

Essa semana o ac24horas foi até a sede dos Correios, em Rio Branco, para ver de perto a quantidade de cartas endereçadas ao Papai Noel. São milhares, quase incontáveis. Os pedidos são os mais variados que vão desde uma casa nova a um simples sacolão.

O videomaker  Kennedy Santos, foi até alguns endereços de cartas destinadas ao bom velhinho não apenas para mostrar o que desejam, mas também ajudar a divulgar seus desejos.

Alguns pedidos são simples e até curiosos. Em uma dessas histórias, uma criança que apenas uma sandália de borracha. Ela mora numa casa simples da periferia de Rio Branco.

Vamos mostrar também a história da pequena Ana, que nasceu surda, e há anos vive a expectativa de uma solução duradoura para um problema crônico que a impede de uma vida normal na escola. O roteiro poderia ser corriqueiro, se a carta não tivesse sido escrita pelo próprio irmão, que abriu mão de seu pedido pessoal ao Papai Noel.

Mas nada se compara ao pedido das professoras de uma escola rural, em prol da pequena Tayla, que com uma deficiência não consegue se firmar na escola e nem em casa por falta de uma cadeira de rodas apropriadas às limitações físicas impostas por uma doença crônica.

Assista esse vídeo na íntegra e se emocione:

video

Continuar lendo

Cotidiano

Previsão é de tempo nublado com chuvas e trovoadas para este sábado na capital

Publicado

em

A previsão meteorológica para este sábado, 14, é de tempo nublado com possibilidade de chuvas, que podem ser intensas, em todas as regiões do Acre. O tempo instável, com muitas nuvens, pode provocar chuvas a qualquer hora do dia. Conforme estudo do portal O Tempo Aqui, há alta probabilidade de chuvas fortes nos municípios.

A umidade do ar mínima, na parte da tarde, varia entre 60 e 80%, no leste e no sul do estado, e entre 65 e 85%, nas demais áreas.

Confira as temperaturas:

– Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 27 e 29ºC;

– Sena Madureira e Manuel Urbano, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 27 e 29ºC;

– Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 25 e 27ºC;

– Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 27 e 29ºC;

– Marechal Thaumaturgo e Jordão, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 27 e 29ºC;

– Tarauacá, Feijó e Santa Rosa do Purus, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 28 e 30ºC;

– Acrelândia e Plácido de Castro, mínima, entre 21 e 23ºC, e máxima, entre 27 e 29ºC.

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas