Menu

Pesquisar
Close this search box.

Aprovado Projeto de Lei que altera o nome do IEPTEC para Instituto Dom Moacyr

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na manhã desta terça-feira (12) foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Acre, o Projeto de Lei  Nº (57/2019), que altera o nome do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC), para Instituto Dom Moacyr. O projeto de lei segue agora para sanção do governador Gladson Cameli (Progressistas).


O objetivo do PL é prestar uma homenagem póstuma ao Arcebispo Moacyr Grechi, falecido aos 83 anos, em um Hospital de Porto Velho. Grechi dedicou sua vida às causas nobres, sendo um dos criadores do Conselho Indígenas Missionário e da Comissão Pastoral da Terra, entidade que presidiu por oito anos.

Anúncios


O Projeto de Lei é de autoria do deputado estadual Jenilson Leite (PSB).


Trajetória

Dom Moacyr, em 1949, ingressou no Seminário da Ordem dos Servos de Maria, em sua cidade natal. Em 29 de julho de 1961, foi ordenado sacerdote. Em 17 de julho de 1972, foi escolhido para ser bispo da diocese de Rio Branco pelo Papa Paulo VI.


Alem disso, se destacou pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido