Conecte-se agora

Estadão aponta Jorge como um dos principais lobistas no Senado

Publicado

em

Lobby é nome que se dá à atividade de influência, ostensiva ou velada, com o objetivo de interferir diretamente nas decisões do poder público, em especial do poder legislativo, em favor de causas ou objetivos defendidos por meio de um intermediário.

Esse intermediário é que se chama de lobista. Ou seja, é normalmente um ex-político, com forte influência, que exerce a função de facilitar a vida da iniciativa privada no meio político.

Apesar de sempre remeter a Lava Jato e não ser regulamentada, a atividade em si não é considerada criminosa

O Estadão listou pelo menos quatro ex-senadores e seis ex-deputados federais que fazem lobby. São políticos como o ex-senador Romero Jucá, de Roraima, o também ex-senador Cássio Cunha Lima, da Paraíba, e até o ex-governador e senador acreano Jorge Viana.

Segundo o jornal paulista, Viana seria um dos superlobistas do Congresso Nacional e teria feito agendas como presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e em ministérios do governo federal em nome da Riz Capital, uma empresa do mercado financeira. O Estadão diz que são agendas que poderiam ser feitas sem intermediários, mas que a atuação de lobistas como Jorge Viana encurtam o prazo de atendimento das agendas.

Jorge Viana também teria clientes no setor de telecomunicações. Em entrevista ao Estadão, o ex-senador acreano negou que esteja exercendo a atividade de lobista. “Estou tentando ver se sobrevivo a esses tempos de dificuldades. Se aparecer um trabalhinho ou outro, vou fazer. Mas não é consultoria. Não quero virar lobista”, afirmou. A Riza confirmou que seus integrantes foram acompanhados por Viana em encontros no governo e que ele “apresentou oportunidades de negócios, que não se concretizaram”.

 




Propaganda

Destaque 5

CRM constata descarte irregular de lixo hospitalar em Sena Madureira

Publicado

em

Na última quinta-feira (05) o hospital João Câncio de Sena Madureira foi alvo de fiscalização por parte do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM/AC) e do Ministério Público Estadual (MPE/AC).

Apesar de ter passado por obras de ampliação e reforma da estrutura física, a equipe de fiscalização verificou que na unidade faltavam alguns medicamentos básicos como dipirona, tramal, tenoxican e cefalotina.

Além disso, ficou constatados problemas na coleta e descarte dos resíduos hospitalares, que estão sendo jogados em uma fossa na área externa do hospital.

O responsável pela fiscalização o doutor Marcus Vinicius Yomura, relatou que o CRM já elaborou um relatório provisório que foi encaminhado ao Ministério Público do Estado e à direção do hospital.

“E, um relatório definitivo será enviado também à Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) para cobrança de providências”, afirmou o conselheiro responsável pela fiscalização da unidade, doutor Marcus Vinicius Yomura.




Continuar lendo

Destaque 5

Em parceria com a Energisa, SENAI forma quase 60 eletricistas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Graças a uma parceria firmada entre SENAI/AC e Energisa, 59 novos eletricistas foram formados para atuar no mercado de trabalho. Os profissionais, que concluíram o curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, receberam seus certificados em solenidades realizadas simultaneamente na noite da última quinta-feira, 5, na Escola SENAI, em Rio Branco, e na sede da Unidade Integrada SESI SENAI, em Cruzeiro do Sul.

Na capital, entre os alunos que se destacaram está Gilmara Castro, única mulher da turma. Ela conta que, ao ficar sabendo que ocorreria o curso, buscou todas as qualificações necessárias que eram pré-requisito para participar da etapa de seleção para concorrer a uma vaga. “É um curso de excelência. O SENAI é altamente preparado para nos atender nessa área. Hoje estou desempregada, mas acredito muito que brevemente serei inserida no mercado de trabalho”, afirmou a formanda.

Quem também enalteceu a qualidade do curso foi Wellington José Alves Lima, de 40 anos. “Professores muito bem preparados, tanto na parte teórica quanto na prática. Eles nos mostravam repetidas vezes como fazer e isso nos deu um grande estímulo para vir às aulas todos os dias. Sou eletricista há muitos anos, mas nesse curso pude ampliar significativamente os meus conhecimentos”, ressaltou.

Nathália Silva Freitas, analista de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento da Energisa, esteve presente na solenidade de certificação e celebrou os resultados positivos da parceria com o SENAI. “Os formandos já estão com seus currículos cadastrados em nosso canal para aguardarem oportunidade de atuar em nossa empresa. Iremos sempre buscar esse cadastro com profissionais de alta qualidade, pois, no momento em que a Energisa chegou ao Acre, não tínhamos tantas opções no mercado local de eletricistas”, comentou Freitas.

O diretor-regional do SENAI, João César Dotto, enfatizou que, com a conclusão do curso e certificado em mãos, os profissionais passam a ter um leque de oportunidades que se abrirão, seja para atuar em empresas, prestar serviços ou até mesmo abrir um pequeno empreendimento. “Considerem o SENAI um parceiro de vocês. Parabenizo a todos pelo esforço, pois sabemos que muitos trabalhavam o dia inteiro e se desdobravam para estar no curso todas as noites. Podem ter certeza que valeu a pena esse empenho”, assinalou Dotto.

O curso, iniciado em agosto deste ano, com carga horária de 260h, teve 50% do valor custeado pela Energisa.

Assessoria FIEAC




Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.