Menu

Pesquisar
Close this search box.

Evo aceita novas eleições e pede fim dos protestos na Bolívia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente de Bolívia, Evo Morales, anunciou neste domingo que convocará novas eleições gerais e que renovará a totalidade dos membros do Tribunal Supremo Eleitoral depois de um relatório preliminar desfavorável da Organização de Estados Americanos (OEA) sobre as eleições de 20 de outubro.


“Decidi renovar a totalidade das cadeiras do Tribunal Supremo Eleitoral e convocar a novas eleições gerais”, anunciou Morales à imprensa desde o hangar presidencial do aeroporto internacional de El Alto, cidade vizinha de La Paz. O presidente estava acompanhado de representantes de movimentos sociais alinhados ao seu governo e disse que os consultou antes de tomar essa decisão. Não há uma data para o novo pleito.

Anúncios


Além disso, Morales defendeu “baixar a tensão” depois dos protestos e mobilizações da oposição contra os resultados das últimas eleições, nas quais o presidente foi declarado reeleito e cumpriria um novo mandato até 2025. “Todos temos a obrigação de pacificar Bolívia”, repetiu. O presidente também afirmou que o novo processo eleitoral será disputado por “novos atores políticos”.


Morales sinalizou que concordou com a deposição de todos os membros do Tribunal Supremo Eleitoral. Indicou, ainda, que o Parlamento boliviano, iniciará em breve o processo de escolha dos novos representantes do Tribunal. Cabe ao Legislativo renovar a corte.


Os enfrentamentos entre os apoiadores e os opositores do líder boliviano já deixaram ao menos três mortos e 384 feridos, conforme dados da Defensoria do Povo da Bolívia. Neste domingo, a Organização dos Estados Americanos (OEA) havia aconselhado que o processo eleitoral deveria ser realizado novamente. “O primeiro turno das eleições celebrado em 20 de outubro passado deve ser anulado e o processo eleitoral deve começar novamente”, diz um comunicado da OEA.


Mais informações em breve.


Fonte: El País


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido