Menu

Voluntários pedem doações para jovem que foi espancado e está em estado vegetativo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma corrente de solidariedade está se formando para ajudar a dona Maria de Jesus Lima, mãe do jovem José Carlos da Silva Lima, de 25 anos, que foi brutalmente espancado sem motivo algum no início do ano, no município de Tarauacá (AC). Ele ficou em estado vegetativo depois das agressões.


Devido a gravidade, o jovem foi removido em um avião para capital acreana e permaneceu na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) por aproximadamente seis meses. Segundo laudo médico, Zé Carlos ficou com sequelas de traumatismo craniano e totalmente dependentes de cuidados. Ele é alimentado por gastrostomia (sonda) e para respirar foi preciso ser submetido ao procedimento de traqueostomia (recursos usado para facilitar a chegada de ar aos pulmões).

Publicidade

Na capital acreana, a mãe reside em um quarto de 2x2m² cedido por parentes, no Conjunto Adalberto Sena. Todos os meses, dona Maria de Jesus enfrenta a angustia de manter os cuidado dignos ao filho. Nesta semana, voluntários do Projeto Olhar Diferente foram conhecer de perto a realidade e, desde então, foi dado início a uma mobilização para arrecadar alimentos, materiais hospitalares, gêneros de primeira necessidade e/ou doação em dinheiro.


“Fomos conhecer a situação em que esse jovem se encontra e ficamos extremamente chocadas com a condição. Na primeira visita  graças a solidariedade de amigos e parceiros conseguirmos cestas básicas. A mãe dormia na rede e o irmão dormia no chão. Compramos um colchão e um colchonete e ganhamos um kit de higiene pessoal para a mãezinha, e para o jovem: fraldas geriátricas, gazes, luvas, esparadrapos, e outros. Porém ainda não é o suficiente, ficou faltando comprar muitos materiais para o tratamento das escaras (feridas) que o mesmo têm pelo corpo”, relatou Karolina Oliveira, idealizadora do Olhar Diferente.


“Quem acompanha as ações do Projeto Olhar Diferente sabe que nós trabalhamos por campanhas, porém esse é um caso atípico e nós não podemos cruzar os braços. Então, viemos pedir a ajuda de vocês com doações, é uma situação extremamente delicada e como o nosso intuito é sempre ajudar quem precisa, nós viemos pedir o auxílio de vocês nessa causa”.


Dona Maria de Jesus conta que sua única fonte de renda é um beneficio do Bolsa Família no valor de R$ 240,00. Desse valor, R$ 80,00 é destinado para auxiliar na despesa de energia elétrica. E o restante é dividido, pois ela deixou outros dois filhos em Tarauacá. Em Rio Branco, Dona Maria de Jesus conta com a ajuda de outro filho, o Tiago, que a ajuda nos cuidados médicos com Zé Carlos.


“Estamos tentando ajudar para que eles obtenham um benefício junto ao INSS, mas o processo é burocrático e extremamente lento. Enquanto isso, queremos pedir ajuda para minimizar o sofrimento do Zé Carlos. Ele precisa estar num ambiente propício para que possa ter melhora. Nas últimas semanas, ele tem apresentado feridas pelo corpo e febre recorrente. O ambiente que ele está é muito quente e abafado. Junte-se a nos nessa causa!”.


Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (68) 99906-7171/99971-0271 (Karol e Gleici); 99211-7434 (Progênio). Maria de Jesus Lima: (68) 99967-3610. Para doações em dinheiro: BANCO: CAIXA ECONÔMICA; OP: 013 – Agência: 3339; Conta Poupança: 15282-3 MARIA DE JESUS SILVA LIMA.


CONHEÇA AS AÇÕES DO PROJETO OLHAR DIFERENTE: https://www.ac24horas.com/2018/09/19/amigos-realizam-vendas-de-rifas-feijoada-e-desfile-beneficente-para-o-dia-das-criancas/


PARA SABER MAIS, ACESSE: www.facebook.com/Olhar-Diferente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido