Conecte-se agora

Dia nacional do Designer: conheça a profissão que alia criatividade e técnica 

Publicado

em

É preciso imaginar, criar e pôr em forma

Com a nova aparência do iPhone 11, muitos comentários surgiram em relação ao design da câmera traseira do aparelho, e assim foi comparada a um fogão de três bocas. Esse é apenas um exemplo de tantas outras influências do design no nosso cotidiano.

Seja em um produto físico ou digital, o design influencia a percepção do público sobre a marca ou objeto. Tal projeção é feita por um designer, profissional formado em Design.  Por trás de uma boa comunicação visual existe um design planejado, que une forma e função do objeto com a sua utilização pelo usuário. 

O designer Lucas Andrade, 27, está na profissão há cinco anos e explica que essa área exige um profissional atento, ágil e com um bom senso de resolução de problemas em curto tempo. “Eu trabalho fazendo animações para redes sociais e criando materiais digitais e impressos. Meu trabalho é muito mais técnico do que criativo, ao contrário do que se fala e se pensa por aí”, compartilha Lucas. 

Já o estudante do curso de Design, Breno Maia, vê a profissão como uma forma de pensar soluções. Seu jeito inquieto e curioso encontrou na área a possibilidade de criar e ressignificar. “Encontrei no Design uma forma de ser pago para fazer o que gosto. O design é uma forma de pensar soluções e meu objetivo é ser e criar soluções para o mundo”, afirma Breno. 

Muitos não têm a noção, mas um designer pode trabalhar em diversas áreas, que podem incluir games, moda, produtos, interiores e projetos gráficos, por exemplo. O curso de Design é uma graduação de nível superior com titulação de bacharelado, que tem duração de quatro anos. Além da graduação, outra possibilidade é um curso técnico de design, com duração média de dois anos. A principal diferença entre esse e a graduação é a grade curricular mais curta, voltada para o mercado de trabalho.

Faculdade de Design 

A graduação em design pode ser feita em universidades públicas e privadas. Pensando em facilitar o acesso de milhares de brasileiros ao tão sonhado diploma, há bolsas de estudo de até 70% nos cursos de Design em diversas instituições brasileiras por meio do Educa Mais Brasil. Acesse o site do Educa Mais 2020 e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região. 

Curiosidade

Hoje (05) comemora-se o Dia Nacional do Designer. A data surgiu em homenagem a Aloísio Magalhães, considerado o pioneiro do design gráfico no Brasil e fundador da primeira escola superior brasileira de design.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Propaganda

Cotidiano

Secretário de Segurança publica portaria criando o título “Amigo da Segurança”

Publicado

em

O Secretário de Segurança Pública do Estado do Acre, Paulo Cézar Rocha dos Santos, publicou nesta sexta-feira (6) a Portaria de Nº (383) que cria o título “Amigo da Segurança Pública do Estado do Acre”.

O título será dado aos servidores que contribui para a Segurança Pública do órgão do Estado, bem como às pessoas da comunidade que contribuírem para o êxito nos trabalhos desempenhados pela Segurança Pública do Estado.

A indicação dos nomes a serem agraciados pelo referido título será realizado pelo gabinete do Secretário, pelos diretores, pelos chefes de departamento, pelos chefes de divisões e pelos chefes dos centros integrados, componentes da estrutura organizacional da SEJUSP.

A concessão do título ocorrerá por meio de Portaria do Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, em datas comemorativas do Órgão, com publicação no Diário Oficial do Estado.

Continuar lendo

Destaque 5

Em parceria com a Energisa, SENAI forma quase 60 eletricistas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Graças a uma parceria firmada entre SENAI/AC e Energisa, 59 novos eletricistas foram formados para atuar no mercado de trabalho. Os profissionais, que concluíram o curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, receberam seus certificados em solenidades realizadas simultaneamente na noite da última quinta-feira, 5, na Escola SENAI, em Rio Branco, e na sede da Unidade Integrada SESI SENAI, em Cruzeiro do Sul.

Na capital, entre os alunos que se destacaram está Gilmara Castro, única mulher da turma. Ela conta que, ao ficar sabendo que ocorreria o curso, buscou todas as qualificações necessárias que eram pré-requisito para participar da etapa de seleção para concorrer a uma vaga. “É um curso de excelência. O SENAI é altamente preparado para nos atender nessa área. Hoje estou desempregada, mas acredito muito que brevemente serei inserida no mercado de trabalho”, afirmou a formanda.

Quem também enalteceu a qualidade do curso foi Wellington José Alves Lima, de 40 anos. “Professores muito bem preparados, tanto na parte teórica quanto na prática. Eles nos mostravam repetidas vezes como fazer e isso nos deu um grande estímulo para vir às aulas todos os dias. Sou eletricista há muitos anos, mas nesse curso pude ampliar significativamente os meus conhecimentos”, ressaltou.

Nathália Silva Freitas, analista de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento da Energisa, esteve presente na solenidade de certificação e celebrou os resultados positivos da parceria com o SENAI. “Os formandos já estão com seus currículos cadastrados em nosso canal para aguardarem oportunidade de atuar em nossa empresa. Iremos sempre buscar esse cadastro com profissionais de alta qualidade, pois, no momento em que a Energisa chegou ao Acre, não tínhamos tantas opções no mercado local de eletricistas”, comentou Freitas.

O diretor-regional do SENAI, João César Dotto, enfatizou que, com a conclusão do curso e certificado em mãos, os profissionais passam a ter um leque de oportunidades que se abrirão, seja para atuar em empresas, prestar serviços ou até mesmo abrir um pequeno empreendimento. “Considerem o SENAI um parceiro de vocês. Parabenizo a todos pelo esforço, pois sabemos que muitos trabalhavam o dia inteiro e se desdobravam para estar no curso todas as noites. Podem ter certeza que valeu a pena esse empenho”, assinalou Dotto.

O curso, iniciado em agosto deste ano, com carga horária de 260h, teve 50% do valor custeado pela Energisa.

Assessoria FIEAC

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.