Menu

Mais da metade das prefeituras do Acre estão em situação fiscal crítica, mostra Firjan

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais da metade dos municípios do Acre estão em situação fiscal crítica, já que não alcançaram nota 4 no Ìndice Firjan de Gestão Fiscal, divulgado nesta quinta-feira (31) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Os principais indicadores avaliados são autonomia, gasto com pessoal, investimentos e liquidez.


Bujari, Jordão, Rodrigues Alves, Porto Acre, Senador Guiomard, Marechal Thaumaturgo, Acrelândia, Capixaba, Feijó, Plácido de Castro, Porto Walter e Santa Rosa do Purus apresentam quadro crítico.

Publicidade

Em contraposição, Rio Branco tem desempenho com nota acima de 8 pontos e apresenta gestão fiscal considerada de “excelência”. Em comparação com outras capitais, Rio Branco está em 2º lugar no IFGF, perdendo somente para Salvador.


“Próximo ano, se Deus quiser, passaremos a capital baiana e seremos os primeiros do país. Somos um Município muito pobre. Apesar de metade da população morar na capital nosso orçamento de recursos próprios não é sequer 10% do orçamento do Estado. As dificuldades são enormes, nossos recursos não são suficientes para atender todas as demandas da população, mas o pouco que temos é administrado com excelência pela Prefeita Socorro Neri”, comemorou Edson Rigaud, secretário de Finanças de Rio Branco.


Em uma situação avaliada como de “boa gestão” se encontra apenas Xapuri. E há três municípios em situação média (nota acima de 4 a 6 pontos) que pode se preocupante em alguns aspectos. São eles: Epitaciolândia, Brasiléia e Sena Madureira.


Como na maioria do Acre, o cenário nacional é complicado: três em cada quatro municípios brasileiros apresentam gestão fiscal em dificuldades ou crítica. E um terço das cidades do país não se sustenta, já que a receita gerada localmente não é suficiente para custear a Câmara de Vereadores e a estrutura administrativa da prefeitura.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido