Menu

Pesquisar
Close this search box.

As mulheres pedem passagem

Cada dia mais as mulheres vêm se apresentando para a disputa de cargos majoritários. É o que acontecerá na eleição para a prefeitura de Senador Guiomard no próximo ano, com a candidatura da Rosana Gomes (foto), que vai apresentar o seu nome na disputa pela prefeitura do município. Rosana não é uma novata nas lidas da política, participou ativamente nas campanhas do irmão e ex-prefeito James Gomes, de cuja gestão foi secretária de Saúde. O fato de cada vez mais as mulheres buscarem o seu espaço na política deve ser visto como uma libertação, já que nas disputas políticas majoritárias a maioria esmagadora tem sido de candidatos homens. Rosana sairá pelo PROGRESSISTAS, partido do governador Gladson Cameli, e terá o apoio da cunhada e senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS). Por tudo isso, será uma candidatura altamente competitiva. Está ancorada num grupo vencedor de eleições. 


VAI CONTRAIR PNEUMONIA
Os que apostarem na hipótese da senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) não concluir o seu mandato por questões judiciais, podem tirar o cavalo da chuva, para não pegar pneumonia. Fui me informar sobre o processo a que responde e não houve nenhuma decisão fora do controle.


APOSTANDO NA UNIDADE
O prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores, com a sua entrada no PROGRESSISTAS, acredita que isso possa favorecer a que, ele seja o único candidato à prefeitura do campo do governador Gladson Cameli no próximo ano. E acredita que o governador deverá intervir neste sentido.


TAREFA NADA FÁCIL
É uma engenharia política complicada. O governador Gladson teria que convencer, por exemplo, o grupo da deputada federal Vanda Milani (SD) a não ter candidato no município. Não sei se conseguiria. Epitaciolândia é um dos colégios eleitorais onde o SD tem candidato.


BELA ENTREVISTA


Assisti na GLOBO NEWS e recomendo, a bela entrevista do escritor Márcio de Sousa ao jornalista Roberto D´Avila, sobre a Amazônia. Não se trata de radicalismo, mas de uma visão humanista sobre a região. Pontuou, inclusive, que muitas ONGs são de fatos prejudiciais. 


FATOR QUE PESA
A causa do governo passar do teto constitucional de gasto com a folha, não se deve só ás contratações, há um fator que pesa: os repasses do governo para o ACREPREVIDÊNCIA, de 40 milhões de reais mensais, que crescem a cada mês, e entram como pagamento de pessoal.


15 DE CARA NOVA
Em fase para o processo de licitação, a construção da Orla do Bairro 15 – uma obra aos moldes do Calçadão da Gameleira – que pega a área da curva do rio até a Delegacia de Polícia. Serão aplicados R$ 15 milhões de uma emenda impositiva da deputada federal Vanda Milani (SD).


FAZENDO POLÍTICA
A reunião da prefeita Socorro Neri com presidentes de associações de moradores para prestar contas das obras realizadas este ano é um sinal de que, depois casa arrumada, ela começou a se mexer politicamente. Socorro dá todos os sinais de que disputará a reeleição.


PUXAR A CHAPA
O líder do governo na ALEAC, deputado Géhlen Diniz (PROGRESSISTAS), defende que o partido não pode deixar de ter candidato próprio a prefeito de Rio Branco, pela sua importância política e por estar no poder. É sua tese. Mas falta ao seu partido um nome forte para a PMRB.


NINGUÉM COM POTENCIAL
Não consigo ver entre os nomes de maior expoente no PROGRESSISTAS, nenhum que possa ser apontado como com densidade eleitoral na capital e como um forte concorrente a ganhar a eleição da PMRB. Ao não ser que façam uma nova filiação com alguém com estes atributos.


NÃO É SÓ NO MDB
Engana-se quem pensa ser o prefeito Mazinho Serafim (MDB) considerado como um candidato franco favorito a voltar à prefeitura de Sena Madureira, apenas entre os seus aliados e no seu partido. Na contabilidade palaciana dos prefeitos que podem se reeleger está o seu nome.


SÃO COMO SAÚVAS
Seria uma grande conquista do governador Gladson, caso consiga que os chineses invistam no Acre – continuo cético – no campo da tecnologia de ponta para exportação, o que geraria milhares de empregos. Só não podem ser as madeireiras chinesas, que são como saúvas. Por onde passam destroem as coberturas florestais, como fizeram em grande parte da África.


NADA AO CURTO PRAZO
É bom alertar aos otimistas que as relações internacionais nunca se viabilizam logo após uma conversa, por mais promissora que seja. Há todo um longo caminho para ser percorrido.


A FAVOR DA MODERNIDADE
Mas, no geral é válido o governador Gladson Cameli abrir o Acre para investidores, sejam nacionais ou internacionais. Decididamente, o Acre não vai se desenvolver vendendo sapato de seringa e nem o óleo de copaíba. Tem que empreender, modernizar, industrializar.


 PINÇANDO PONTOS
Por ser longo e fugir ao padrão da coluna pincei dois pontos de um comentário enviado pelo ex-deputado federal Chicão Brígido: para o bem de ambos, o PT e a prefeita Socorro Neri deveriam estar separados. A Socorro para ter perfil político próprio e o PT para se reinventar.


VIROU DIVERSÃO
Mais um ônibus assaltado na noite de ontem. Virou a diversão preferida dos bandidos.


SERIAM BRECADOS
Os reajustes do gás, gasolina, energia elétrica que acontecem rotineiramente no Brasil sem uma reação popular, por certo não aconteceriam no Chile. E lá não é um regime de esquerda.


 NÃO PODE TUDO
A reação popular que ocorre no Chile e no Equador mostrou que, um governo não pode tudo.


NÃO FOI DECISIVO
Até hoje encontro petistas lamentando ter cedido ao PDT indicar o vice da chapa do Marcus Alexandre ao governo, o Delegado Emylson Farias, com a imagem popular desgastada á época. De fato, foi uma imposição do ex-governador, mas não foi o fator decisivo da derrota do PT.


PETECÃO INDICA O VICE
Quem vai indicar o vice na chapa do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, será o senador Sérgio Petecão (PSD). A relação de ambos é de forte amizade, acima da política.


POLÍTICA É UMA ESTRADA PERIGOSA
A política tem caminhos insondáveis. O direitista Maurício Macri ganhou do candidato da esquerda de lavada e elegeu-se presidente da Argentina. O grupo da presidente Cristina Kirchener foi escorraçado do poder. Mas deve voltar ao poder na eleição deste domingo.


GRANDE ERRO
Um dos maiores erros de quem chegou ao poder com uma expressiva votação é imaginar que, um governo viverá eterna lua de mel com a população. Não é bem assim. Se não mostrar que é melhor que o antecessor, poderá ressuscitar os defuntos que derrotou quando se elegeu.


 VIRADA NOS TRINTA
Com um grupo de assessores reduzidos, ainda assim a secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, vem se mostrado como uma das mais ativas da equipe do Governo. Eliane tem conseguido ser criativa nas suas ações, não se limitando a esperar pelos recursos da pasta.


FRASE DO DIA
“Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazer sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comércio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo”. Mahatma Gandhi, pacifista indiano.


BOM DOMINGO
E um bom domingo a todos os leitores.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.