Menu

Pesquisar
Close this search box.

Candidato denuncia possível fraude em eleição para presidência de associação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

No último domingo, 13, foi realizada a eleição para a presidência da Associação de Moradores da Cidade do Povo. O pleito, realizado pela UMAMRB (União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco) transcorreu normal durante todo o dia.


Na apuração, como já se esperava, a disputa estava apertada e foi decidida no último voto. Resultado final, vitória da chapa 01 por 177 a 176. Isso mesmo, 1 voto apenas.

Anúncios


Ocorre que algo no mínimo suspeito aconteceu na contagem de votos. É que o número de cédulas dentro da urna foi maior que a quantidade de pessoas que assinaram a lista de votantes. Segundo a lista da eleição, 357 pessoas apareceram para escolher o presidente do bairro. Mas, misteriosamente, haviam 359 votos na urna, dois a mais.


Jeferson Alencar, candidato da chapa derrotada por apenas um voto, se indignou com o resultado, já que como a diferença foi tão pequena, a possível fraude pode ter sido determinante para a sua derrota. “Até agora eu não entendi porque o presidente da UMARMRB não anulou a eleição como pedimos. Com certeza, tem algo errado. Como é que duas pessoas votaram a mais sem assinar a lista de presença. O presidente anda teve a coragem de dizer que esse erro não alterou o resultado da eleição”, afirma Jeferson.


Após ter o recurso negado para o cancelamento da eleição pela diretoria da UMAMRB, Jeferson vai procurar o Ministério Público Estadual. “Eu não posso me calar diante de uma situação dessa. Na segunda-feira, estarei denunciando esse absurdo ao Ministério Público”.


O ac24horas procurou Ozéias de Souza Silva, presidente da UMAMRB e também que presidiu a mesa no dia da votação na Cidade do Povo.


“Nós fizemos tudo como manda o regimento interno da eleição. Quando deu esse problema de duas cédulas de votação a mais, o Jeferson pediu recontagem e nós fizemos na frente dos fiscais. Ele aceitou o resultado da eleição. Tivemos dois votos nulos e 4 votos em branco. Aí surgiu a dúvida para onde esses votos iriam. Mas nos votos válidos a chapa dele perdeu por um voto”, diz Ozéias.


Questionado da possibilidade dos dois votos a mais tenham sido da chapa vencedora portanto, influenciado no resultado, Ozéias afirma que a UMAMRB vai aceitar qualquer decisão judicial e se necessário realiza outra eleição. “O regimento interno diz que após o resultado da eleição, a posse da chapa vencedora já é na mesma hora. Como o Jeferson só apresentou recurso na segunda-feira, nós achamos por bem deixar que a esfera judicial. Se a justiça decidir a gente faz uma outra eleição normalmente. Pode gerar desgaste, mas a diretoria resolveu manter o resultado da eleição e esperar o que diz a justiça”, afirma Ozéias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido