Menu

No Dia do Médico, profissionais fazem ato contra flexibilização do Revalida

Médicos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro país, fazem a segunda etapa da edição 2017 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida).
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Esta sexta-feira, dia 18, é um dia de comemoração para boa parte dos trabalhadores de saúde, uma vez que a data celebra o Dia do Médico. Entretanto, os profissionais da medicina decidiram fazer uma celebração diferente em Rio Branco, mobilizando um movimento a favor da valorização da medicina e contra a flexibilização do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas, o Revalida – prova que simplifica o processo de reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de ensino estrangeiras.


Na capital acreana, os médicos irão se concentrar, a partir das 8 horas, em frente ao Palácio Rio Branco. A intenção da categoria é manifestar apoio a totalidade do Revalida, contra a abertura indiscriminada de escolas médicas.

Publicidade

“Apesar de ser um dia festivo, os médicos não têm muito que comemorar, porque a medicina brasileira está sob verdadeiro ataque”, dizem representantes da classe por meio de uma nota púbica. Segundo eles, existe um movimento no Congresso Nacional que desvirtua a Medida Provisória 890/2019, que cria o Programa Médicos Pelo Brasil.


“Emendas à MP tentam flexibilizar a necessidade do exame de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior e a autorizar que faculdades privadas apliquem o exame de Revalida”, afirmam.


Nesse sentido, eles decidiram se reunir nesta sexta-feira para fazer um apelo aos parlamentares do Acre para que a Medida Provisória seja mantida em seu formato original pelo Congresso.


O ato terá a participação de médicos, estudantes da área, além de membros da Associação Médica do Acre, Conselho Regional de Medicina do Acre e do Sindicato dos Médicos do Acre.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido