Conecte-se agora

Alunos terão salas de aula climatizadas em escola municipal de Xapuri

Publicado

em

A prefeitura de Xapuri iniciou o processo de climatização de todas as salas de aula e de apoio da escola municipal Professora Rita Maia. A medida visa minimizar os prejuízos causados pelo calor ao aprendizado dos alunos.

O investimento de cerca de R$ 40 mil é proveniente de recursos próprios (RP), resultado de um plano de contenção de gastos executado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Ao todo, 400 pessoas serão beneficiadas com a ação, sendo 365 alunos do ensino fundamental e 35 profissionais da área de educação. Serão climatizadas 12 salas de aula e 9 salas de apoio, incluindo biblioteca, laboratório de informática e coordenação.

Para o prefeito da cidade, Ubiracy Vasconcelos, o objetivo da medida é proporcionar que os alunos aprendam em um ambiente confortável.

“Queremos que o ato de aprender seja satisfatório para nossas crianças. Sabemos o quanto o ar-condicionado é importante e foi uma promessa que nós fizemos no plano de governo”, afirmou.

Já para a secretária municipal de Educação, Fernanda Abreu, a entrega dos aparelhos e a implantação do sistema de climatização é a realização de um sonho que vem sendo construído há muito tempo.

“A realização desse sonho foi dificultada pelo fato de a escola possuir uma rede de energia elétrica defeituosa, por isso tivemos a necessidade de readequar toda a parte elétrica para que assim pudéssemos instalar os aparelhos”.

A instalação dos ar-condicionados já se iniciou e tem previsão para ser concluída em uma semana.

Calor x Desempenho Escolar

Cientistas da Universidade americanas de Harvard, Universidade da Califórnia em Los Angeles e da Universidade Estadual da Geórgia afirmam que em anos com temperaturas mais elevadas, os estudantes têm notas mais baixas nos exames escolares.

A conclusão dos pesquisadores americanos está baseada no desempenho de 10 milhões de alunos ao longo de 13 anos, que indicou correlação significativa entre o clima e os resultados acadêmicos. Para os pesquisadores, uma das soluções é simples: a instalação de ares-condicionados.

Propaganda

Cidades

Avião cai em BH e mata três pessoas

Publicado

em

Queda de avião em rua de Belo Horizonte matou três pessoas e destruiu carros - Foto: Cristiane Mattos (Direitos Reservados)

Um avião monomotor caiu em um bairro residencial de Belo Horizonte (MG), na manhã de hoje (21). Segundo o Corpo de Bombeiros, três pessoas morreram na queda da aeronave, que tinha acabado de decolar do Aeroporto Carlos Prates. Outras três pessoas ficaram feridas em virtude do acidente.

O Cirrus SR20 prefixo PR-ETJ – fabricado em 2007 – foi adquirido em julho deste ano por Israel Campras dos Santos. Até então, a aeronave pertencia à empresa Helicon Táxi Ltda Aéreo, sediada em Colombo, no Paraná, cujos representantes informaram à Agência Brasil que o monomotor estava em condições regulares de uso. A reportagem ainda não conseguiu contato com Campras. O avião estava em situação de aeronavegabilidade normal.

O aparelho caiu em uma área residencial do bairro Caiçara, na região Noroeste da capital mineira, perto das 9 horas. Os mortos, segundo o Corpo de Bombeiros, são um ocupante do avião; uma pessoa que estava dentro de um dos três veículos atingidos em solo pela aeronave e, possivelmente, um pedestre que passava pelo local no momento do acidente.

Os nomes dos mortos e dos feridos não foram divulgados.

Vítimas são socorridas

Equipes da Polícia Militar (PM), da Guarda Municipal, do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estão no local socorrendo as vítimas e colhendo os primeiros indícios para apurar as causas do acidente.

Este é o segundo acidente do tipo registrado este ano no bairro Caiçara. Em abril, um monomotor modelo Socata ST-10 Diplomate caiu sobre a rua Minerva, matando o piloto, o médico Francisco Fabiano Gontijo, 47 anos, e um instrutor de voo.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na época, a aeronave estava voando com a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) vencida. Obrigatório, esse documento deve ser renovado anualmente.

Continuar lendo

Cidades

Na Bolívia, Evo lidera votos, mas eleições presidenciais deve ter 2º turno em dezembro

Publicado

em

Evo Morales lidera os resultados preliminares do primeiro turno das eleições presidenciais realizadas nesse domingo (20) na Bolívia, mas deve ir para o segundo turno com o ex-presidente Carlos Mesa. O 2º turno está previsto para 15 de dezembro.

O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) informou que, com cerca de 83% dos votos contados, Morales lidera com 45,3%, seguido por seu rival mais próximo, Carlos Mesa, com 38,2%.

Mais de 7,3 milhões de bolivianos, no país e no exterior, foram chamados a votar nas eleições presidenciais e legislativas, para mandatos de cinco anos.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.