Menu

Alunos terão salas de aula climatizadas em escola municipal de Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A prefeitura de Xapuri iniciou o processo de climatização de todas as salas de aula e de apoio da escola municipal Professora Rita Maia. A medida visa minimizar os prejuízos causados pelo calor ao aprendizado dos alunos.


O investimento de cerca de R$ 40 mil é proveniente de recursos próprios (RP), resultado de um plano de contenção de gastos executado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

Publicidade

Ao todo, 400 pessoas serão beneficiadas com a ação, sendo 365 alunos do ensino fundamental e 35 profissionais da área de educação. Serão climatizadas 12 salas de aula e 9 salas de apoio, incluindo biblioteca, laboratório de informática e coordenação.


Para o prefeito da cidade, Ubiracy Vasconcelos, o objetivo da medida é proporcionar que os alunos aprendam em um ambiente confortável.


“Queremos que o ato de aprender seja satisfatório para nossas crianças. Sabemos o quanto o ar-condicionado é importante e foi uma promessa que nós fizemos no plano de governo”, afirmou.



Já para a secretária municipal de Educação, Fernanda Abreu, a entrega dos aparelhos e a implantação do sistema de climatização é a realização de um sonho que vem sendo construído há muito tempo.


“A realização desse sonho foi dificultada pelo fato de a escola possuir uma rede de energia elétrica defeituosa, por isso tivemos a necessidade de readequar toda a parte elétrica para que assim pudéssemos instalar os aparelhos”.


A instalação dos ar-condicionados já se iniciou e tem previsão para ser concluída em uma semana.


Calor x Desempenho Escolar

Cientistas da Universidade americanas de Harvard, Universidade da Califórnia em Los Angeles e da Universidade Estadual da Geórgia afirmam que em anos com temperaturas mais elevadas, os estudantes têm notas mais baixas nos exames escolares.


A conclusão dos pesquisadores americanos está baseada no desempenho de 10 milhões de alunos ao longo de 13 anos, que indicou correlação significativa entre o clima e os resultados acadêmicos. Para os pesquisadores, uma das soluções é simples: a instalação de ares-condicionados.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido