Conecte-se agora

UFAC publica edital de vagas residuais; mais de 100 vagas em diversos cursos

Publicado

em

A Universidade Federal do Acre (UFAC) por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), tornou público o edital de Nº (38/2019) que trata sobre processo seletivo para preenchimento de vagas residuais nos cursos de graduação da instituição para o 1º semestre de 2020. O edital foi publicado na última sexta-feira (04).

A inscrição no processo seletivo será realizada exclusivamente pela internet, por meio de formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ufac.br/residuais, a partir do dia 14 às 23h59min até o dia 25 de outubro de 2019, no horário oficial do Acre.

Serão ofertadas as vagas residuais dos cursos de graduação decorrentes do desligamento de estudantes em virtude de, jubilamentos, falecimentos, desistências, transferências para outras IES, remanejamentos internos, reopções e remanescentes que não forem preenchidas no processo seletivo de ingresso primário, conforme determina o artigo 2º, incisos I e II, da Resolução Cepex nº 46, de 10 de setembro de 2019.

As vagas residuais poderão ser preenchidas por alunos de outras Instituições de Ensino Superior, nacionais ou estrangeiras, devidamente credenciadas por órgão competente no país, por alunos de outros campi da UFAC, e por portadores de diploma de nível superior, observada a ordem de prioridade por modalidade.

Estão sendo ofertadas vagas nos seguintes cursos no Campus Rio Branco:  Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, enfermagem, engenharia (agronômica/civil/florestal/elétrica), letras (português/inglês/espanhol/libras/francês), Música, Medicina, Medicina Veterinária, Jornalismo, Historia, Geografia, Ciências Biológicas, Química e Pedagogia.

No campus Cruzeiro do Sul estão sendo ofertadas vagas nos seguintes cursos: Ciências biológicas, Enfermagem, Direito, Pedagogia, engenharia agronômica e engenharia florestal.

Propaganda

Cotidiano

Projeto de Lei que reserva cotas para negros será votado nesta quinta (24), na Câmara

Publicado

em

A proposta de Lei (Nº40/2019) que trata sobre reserva de 20% (vinte por cento) das vagas destinadas aos negros/negras em concursos públicos para cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública de Rio Branco será votado nesta quinta-feira (24), na Câmara de Rio Branco (CMRB).

Se aprovado, a reserva de vagas será aplicada sempre que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a 3 (três).

Em um dos artigos do PL propõem que podem concorrer as vagas reservadas a candidatos negros aqueles que se autodeclaram pretos ou pardos no ato da inscrição do concurso público, conforme o quesito Raça/Cor utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE e o Estatuto da Igualdade Racial.

O projeto de lei é de autoria do vereador do PT, Jackson Ramos. Ele externa sua preocupação como homem negro de “criar condições para que toda população negra tenha as mesmas oportunidades que as pessoas não negras; seja no tocante ao trabalho, educação, saúde e que todas as demais políticas públicas, possam chegar a todas e todos. Com simplicidade descrevo essa justificativa, e quero deixar claro meu universo de referência: negro, cristão, cidadão, médicos político. As cotas de inclusão racial devem ser consideradas como medida compensatória”, justificou na proposta.

Leia o Projeto de Lei, clicando aqui.

Continuar lendo

Cotidiano

Corpo de homem é encontrado em estado avançado de decomposição na Transacreana

Publicado

em

O senhor Mário Jorge do Nascimento Viana, de 49 anos, foi encontrado morto dentro de um açude localizado no km 47 da rodovia AC-90, na tarde desta terça-feira (22) na Estrada Transacreana, zona rural de Rio Branco. O corpo foi recolhido na manhã desta quarta-feira (23) até a sede do Instituto Médico Legal.

De acordo com informações de familiares, Mário havia saído de casa no domingo (20) para pescar e não retornou para sua residência. A família procurou o homem pelas chácaras e encontrou o corpo boiando no açude de um vizinho.

A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local encontraram o corpo de Mário em estado avançando de decomposição.

A área foi isolada pelos policiais para os trabalhos dos peritos em criminalística. Inicialmente os peritos não conseguiram constatar se no corpo havia marca de perfurações de tiros ou cortes de arma branca, devido o corpo está em estado de putrefação.

A polícia acredita que a causa da morte foi afogamento. Familiares entraram em contato com a polícia civil e pediram para que o caso fosse investigado.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.

welcome image