Conecte-se agora

Em Xapuri, público e imprensa foram impedidos de acompanhar apuração

Publicado

em

Nem o público nem a imprensa tiveram acesso aos trabalhos de apuração da eleição do Conselho Tutelar em Xapuri. Além da Comissão Eleitoral, apenas os candidatos estiveram presentes ao processo de contagem dos votos, que teve o acompanhamento do Ministério Público, por meio da promotora substituta da comarca, Bianca Bernardes de Morais.

Enquanto em outras cidades acreanas imperou a disposição de se divulgar as apurações com a disponibilização de telões ou de transmissão pela internet, em Xapuri o portão da escola Anthero Soares Bezerra foi fechado e o público que pretendia acompanhar de perto a conclusão do processo foi deixado do lado de fora sem que nenhuma explicação fosse oferecida.

Segundo a presidente da Comissão Eleitoral, Josélia Azevedo, o impedimento se deu para evitar que documentos sigilosos da comissão fossem fotografados. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA), Jurivan Bezerra Rios, afirmou que o uso de celulares foi proibido durante o processo de apuração.

De convincente, ficou apenas o fato de que a liberdade de imprensa foi cerceada em um processo que durante cerca de 6 meses se utilizou amplamente dos meios de comunicação disponíveis na cidade para conscientizar a população da importância da eleição. A mesma população que também teve tolhido o direito de acompanhar o passo a passo da apuração.

O resultado

A estimativa feita pelo Tribunal Regional Eleitoral de que cerca de 2.000 pessoas votariam em Xapuri para eleger os novos conselheiros tutelares se confirmou com um total de 2.011 eleitores comparecendo às 6 seções disponibilizadas aos votantes na escola estadual Anthero Soares Bezerra. Um detalhe curioso é que não houve candidatos homens na cidade. 11 mulheres disputaram as 5 vagas para o Conselho Tutelar do município.

As eleitas em Xapuri

1ª Maria Lúcia Rodrigues dos Santos – 317 votos

2ª Mafra Virgínia da Cruz Cavalcante – 280 votos

3ª Maricksleyda Gondim Artiago – 239 votos

4ª Marilena Pereira de Araújo – 237 votos

5ª Sandra Maria Ribeiro de Lima – 225 votos

As suplentes

6ª Isadora Nascimento da cruz – 211 votos

7ª Cilenilce Nogueira do Nascimento – 209 votos

8ª Júnia da Silva Santos – 166 votos

9ª Aurélia Maria de Brito Leitão – 48 votos

10ª Rosa Maria de Oliveira – 45 votos

Os conselheiros tutelares atuam conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fazem um importante trabalho de atendimento a crianças e adolescentes, para proteção de seus direitos, em parceria com as escolas, organizações sociais e órgãos públicos. Os mandatos vão de 2020 a 2023.

Os Conselhos Tutelares são órgãos permanentes e autônomos, ou seja, uma vez criados, não podem ser extintos e subordinados a quaisquer outros órgãos estatais. Instituídos pela Lei 8.069, no dia 13 de julho de 1990, foram criados junto ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É a instituição encarregada pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos no ECA.

Propaganda

Cidades

Prefeitura estreita rua no centro de Xapuri e desagrada moradores

Publicado

em

A ideia da prefeitura de Xapuri de estreitar a parte final da rua Floriano Peixoto, na área central da cidade, não está agradando aos moradores.

Recentemente asfaltada, a via está sendo delimitada por guias de concreto que a estão deixando apertada para o tráfego de veículos, segundo a opinião de alguns motoristas.

O centro de Xapuri é formado por ruas bem traçadas e bastante largas, o que dificulta o trabalho da prefeitura na hora de asfaltar as vias. De acordo com o secretário de Infraestrutura do município, José Cecílio Evangelista, a obra está sendo realizada em obediência ao projeto original.

“Devido ao meio-fio dá uma impressão que está estreita, mas é aquilo mesmo que está na planilha”, informou.

Um morador da rua, que pediu para não ter o nome publicado, não gostou da altura do meio-fio, mas considerou que a via, que estava em péssimas condições, agora está asfaltada.

“Não terá como estacionar fora da rua como ocorria antes. Falta a chamada área de escape. Mas o importante é que agora está asfaltada. Aqui já não estava dando de passar mais carros”, ponderou.

João Jorge Cosmo da Silva, morador do bairro da Sibéria, elogiou a ação da prefeitura em recuperar as ruas da cidade, mas protestou contra a alteração na estética da via.

“É louvável o esforço da prefeitura no melhoramento das vias públicas, mas quero protestar contra o encolhimento da parte final da rua Floriano Peixoto. Mesmo sem o asfalto suficiente, acho que a prefeitura não deveria ter modificado para pior a parte arquitetônica da rua. Xapuri é uma cidade turística, o que se faz deve sim ter como preocupação o bem-estar da população, mas não nos dá o direito de tirar seu embelezamento e seu avivamento”, afirmou.

O secretário José Cecílio Evangelista explicou ainda que a delimitação com os meios-fios não se restringirá àquela parte da rua, mas a todo o trecho que foi asfaltado.

Informado da insatisfação, o prefeito Ubiracy Vasconcelos informou que discutirá com o engenheiro responsável pela obra a possibilidade de alteração da parte relacionada ao descontentamento dos moradores.

Continuar lendo

Cidades

Rio Acre está em nível máximo de alerta por cota baixa em quase toda sua extensão

Publicado

em

Apesar da intensificação das chuvas em todo o Estado nos últimos dias, apenas as regiões da Aldeia dos Patos e de Xapuri apresentaram volume suficiente de água no Rio Acre para tirar o manancial do nível de “alerta máximo” estabelecido pela Unidade de Situação e Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Meio Ambiente.

Nas demais estações -Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Riozinho do Rola, Espalha e Rio Branco -o Rio Acre está em alerta máximo porque nessas localidades o volume de água encontra-se abaixo do esperado para este período.

No entanto, em muitos pontos o manancial se aproxima do adequado para este fim de outubro. Nesta terça-feira (22), por exemplo, o rio está medindo 2,54 metros em Rio Branco enquanto o ideal seria 2,69m.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.

welcome image