Conecte-se agora

OdontoSesc firma parceria com prefeitura para fazer atendimentos em Xapuri

Publicado

em

O município de Xapuri vai ser contemplado com atendimentos do Projeto OdontoSesc a partir de janeiro de 2020. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde após reunião realizada na última terça-feira (1), em Rio Branco, entre representantes das duas instituições, que definiu uma parceria para que a população volte a receber uma das unidades móveis do projeto de atendimento odontológico.

Participaram do encontro que selou a parceria, o diretor regional do Sesc, Márcio Veríssimo, o supervisor da Clínica de Odontologia do Sesc, Jorgeney Rebouças, a coordenadora do Projeto OdontoSesc, Andressa Araújo, o secretário municipal de Saúde de Xapuri, Wagner Menezes, e o odontólogo Marcus Henrique Badra Marcelo, que atua no município.

O secretário da pasta municipal afirmou que a vinda da carreta do Sesc para Xapuri será um enorme ganho para a população. “Nós somos muito gratos ao Sesc pelo envio de uma unidade do OdontoSesc com dois profissionais odontólogos e nós vamos colocar mais dois profissionais nossos para atender por um período de três meses. Então vai ser um ganho muito grande para a população de Xapuri na parte da saúde bucal”, disse o gestor.

O OdontoSesc foi criado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) para atender comunidades brasileiras que não tem acesso aos consultórios dentistas. O projeto conta com uma frota de 59 unidades volantes que chegam à periferia das grandes cidades e aos municípios do interior de todo país.

Cada unidade permanece por 90 dias úteis em cada município e o atendimento é gratuito em 95% dos estados. As unidades móveis complementam a oferta de serviços contando com 212 cadeiras odontológicas assumindo a proposta de percorrer, por ano, pelo menos três localidades cada uma. Fato que viabiliza o acesso a 156 novas localidades ou municípios a cada exercício.

Ficha técnica das unidades móveis

As unidades possuem 14 metros de comprimento, 2,5 de largura e 4,5 de altura. São quatro equipamentos odontológicos com cadeira, unidade auxiliar (broca, seringas de ar e de água), cuspideira, instrumental de exame clínico (pinça, sonda, espelho), sugadores, raio-x e sala de esterilização.

Do lado de fora da carreta, uma tenda é montada para receber o público. Os pacientes não só aguardam atendimento, mas participam de oficinas educativas, assistem vídeos e aprendem maneiras efetivas de prevenir doenças. Depois fazer um cadastro na clínica móvel, os pacientes escovam os dentes no “escovódromo”. Nestes espaços eles aprendem a fazer a limpeza correta da boca e usar o fio dental.

Programa de Promoção de Saúde Bucal – Brasil Sorridente

Desde 1994 a Assistência Odontológica do Sesc é integrada ao Programa de Promoção de Saúde Bucal – Brasil Sorridente do Governo Federal. No programa, a saúde bucal é compreendida como parte integrante da saúde geral do indivíduo. Assim, dentistas e especialistas da área aplicam diversas ações que contribuam com a qualidade de vida do paciente. Isso é possível por intermédio de ações preventivas e atitudes que façam diferença no cotidiano, como alimentação saudável e escovação adequada.

Propaganda

Cotidiano

Negligência e agressões foram as ocorrências mais comuns contra crianças no Acre

Publicado

em

A negligência tem sido a forma de violência mais comum praticada contra crianças e adolescentes no Estado, com 54 casos apenas no primeiro semestre de 2019, segundo o Disque 100, serviço do Ministério da Cidadania, Família e Direitos Humanos.

A violência física aparece em 2º, com 40 casos. Em seguida, a violência psicológica, com 37 casos. O ano de 2019 tem sido marcado também pela recorrência da violação dos direitos da pessoa idosa, segmento que apresentou 65 denúncias ao Disque 100 no 1º semestre.

O Disque 100 não registrou denúncias de racismo ou violação aos direitos da pessoa com deficiência no primeiro semestre.

O Disque 100 funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

O serviço pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos pois atende também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes, possibilitando o flagrante.

Continuar lendo

Cotidiano

Feriado prolongado será de temporais com raios e queda de granizo, alerta Davi Friale

Publicado

em

O “Mago do Tempo”, Davi Friale, divulgou um alerta no final da tarde desta terça-feira (12) a população do Acre que, haverá nesta quinta-feira (14) e sexta (15), chuvas intensas, com temporais, muitos raios, ventanias e queda pontual de granizo.

O acumulado de chuvas pode passar de 100mm no Acre, principalmente em Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira e municípios próximos.

Em seu boletim, Friale alerta para o perigo, em especial aqueles que residem em áreas vulneráveis de rápida inundação de ruas, queda de galhos e árvores e destelhamento de edificações. Ele alerta ainda do perigo dos raios.

“Nossas estimativas são de que, entre esta quarta-feira (13) e o próximo domingo (17), o acumulado de chuvas no centro, leste e sul do Acre e regiões próximas supere 100mm, podendo, em alguns pontos, ficar perto de 200mm, devido às condições atmosféricas extremamente favoráveis a precipitações volumosas nos próximos dias”, alertou Friale.

As intensas chuvas que ocorreram nas últimas 48 horas provocarão uma rápida e acentuada subida do nível do rio Acre, devendo passar de 5m, em Rio Branco, até este sábado (16). Na tarde desta terça-feira (12), o nível do rio Acre, em Rio Branco, já estava em 3,9m.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.