Menu

Ibama e Batalhão Ambiental paralisam desmate no seringal Filipinas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Trabalhadores que faziam a broca de uma área para desmate na região das colocações Canudinho e Cumaru, no seringal Filipinas, no município de Xapuri, receberam ordens de agentes do Ibama e do Batalhão Ambiental, na última quarta-feira, 2, para desmontar o acampamento e interromper os serviços até que as denúncias de desmatamento ilegal sejam averiguadas.


A denúncia partiu de um grupo de seringueiros que alega que uma área localizada no limite entre a Reserva Extrativista Chico Mendes e a Fazenda Filipinas estaria sendo desmatada para a formação de pastagens. Segundo eles, o desmatamento em curso afetaria quatro estradas de seringa nas duas colocações.

Publicidade

Um membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri que acompanhou os agentes até o local do suposto desmatamento informou que ao chegar na área as autoridades ambientais encontraram cerca de 5 trabalhadores fazendo a broca para posterior desmatamento. Segundo ele, a “broca” é uma espécie de limpeza prévia da área a ser desmatada que consiste na retirada da vegetação menor para que o desmate possa ocorrer.


Ainda segundo informações da mesma fonte, essa área em vias de ser desmatada é uma parte da Fazenda Filipinas que teria sido comprada por um proprietário conhecido como Baiano, residente no município de Epitaciolândia. Ele seria procurado pelo Ibama para prestar informações sobre a denúncia feita pelos seringueiros, que se mobilizaram para promover um “empate” na área.


A direção do Sindicato de Xapuri informou na manhã desta quinta-feira, 3, que a entidade representativa dos trabalhadores continua atenta a ação de desmatamento e aguardando que as providências sejam tomadas pelas autoridades ambientais sem que seja necessário o movimento de empate pelos posseiros que ocupam a área.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido