Menu

Acadêmicos da UFAC de Cruzeiro do Sul transformam lixo em adubo para plantas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Na Universidade Federal do Acre, precisamente no Campus Floresta em Cruzeiro do Sul, acadêmicos do curso de Engenharia Florestal, agronômica e biológica estão realizando um projeto que transforma lixo orgânico em adubo. A ação é uma iniciativa da professora Sonaira.


Os estudantes utilizam o processo de compostagem, e usam o adubo produzido na plantação de hortaliças e outras plantas como morango, pitanga, ingá e cactos.

Publicidade

Em cinco meses, os acadêmicos coletaram mais de três toneladas de material orgânico, evitando esse material no meio ambiente.


“A ideia do projeto é coletar todo resíduo orgânico que a universidade produz, e mostrar que não precisamos levar para os lixões, pois prejudica o lençol freático e traz inúmeros outros problemas. A ideia é mostra que podemos pegar o que seria descartado em comida, mostrando para os alunos que eles podem replicar isso em suas casas”, explicou a professora.


Sobrou tempo até para levar os ensinamentos desta iniciativa para casa


A aluna Dérdila Menezes destacou a iniciativa “É um projeto muito legal pois agrega esse trabalho de compostagem dentro da nossa própria casa, e levamos esses conhecimentos para nossa família e vizinhos”.


“A matéria orgânica que usamos aqui poderia ter sido jogada fora, e aqui nós reciclamos e fazemos a transformação”, falou a estudante de engenharia florestal, Maria Katrina
.
Com informações do Juruá Online


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido