Conecte-se agora

Prefeitura do município de Cruzeiro do Sul investe em lâmpadas de LED

Publicado

em

Nas últimas semanas do mês de setembro já foram instaladas 156 luminárias na praça Orlei Cameli

Uma alteração no projeto de iluminação já pode mudar o cenário e até mesmo a economia pública, pensando nisso a prefeitura de Cruzeiro do Sul junto com a Energisa tiveram a iniciativa de trocar as lâmpadas que eram a vapor de sódio por LED.

“Com a troca da iluminação se terá uma redução de 36.000 reais mensal na conta da prefeitura, ocasionando anualmente o valor de 442.000 de benefício, que poderá ser utilizado para a melhoria e qualidade da iluminação, ” Afirmou Antônio Carlos, Energisa.

Foram disponibilizadas 800 lâmpadas e 156 já estão instaladas na praça Orleir Cameli, outros pontos da cidade que terão acesso será a praça da Bandeira, Almirante do Cais, Ponte da União, estrada do Igarapé Preto que dá acesso ao Aeroporto, Avenida Mâncio Lima, Boulevard Thaumaturgo, Rui Barbosa e Getúlio Vargas.

“Eu gostei da iluminação que foi feita aqui na praça, está muito mais claro e também, isso é uma vantagem para nós, pelo fato que ajuda contra os assaltos, melhorando na nossa segurança, porque estamos vivendo em tempos de extrema marginalidade, ” Destacou Charlene Fonseca, microempresária.

“Esse é um projeto que está iniciando, nossa expectativa e do prefeito Ilderlei Cordeiro é que toda a cidade seja iluminada pelas luzes de LED, outro ponto a ser destacado são os bairros que devido as chuvas, muitas lâmpadas estão queimadas, em breve já estaremos começando a manutenção” frisou Orlando Martins, gerente da iluminação pública.

Benefícios para a população

A redução de valores é somente um dos benefícios proporcionados pela alteração das luminárias, além disso a manutenção do LED é muito mais prática de ser instalada e o meio ambiente também é favorecido, porque as lâmpadas a vapor de sódio são confeccionadas com metais pesados, como o mercúrio prejudicando tanto no dia a dia quanto no seu descarte, porque demora muitos anos para se decompor.

Propaganda

Cidades

Bolívia transporta alimentos por avião para evitar desabastecimento

Publicado

em

Cerca de 400 toneladas de alimentos foram transportados em aviões para abastecer as cidades de La Paz e El Alto, na Bolívia. Bloqueios nas estradas do país estão impedindo a distribuição de itens de primeira necessidade.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Produtivo da Bolívia, Wilfredo Rojo, a ponte aérea para a distribuição de carnes, verduras e ovos está cada vez mais eficiente e será mantida até que terminem os bloqueios. Desde domingo (17), foram transportadas 300 toneladas de carnes (gado, frango e porco), 50 toneladas de verduras e 50 toneladas de ovos.

O transporte dos alimentos está sendo feito por aviões da Força Aérea, além de aeronaves de empresas comerciais como a Boliviana de Aviación (BOA) e Amazonas.

Rojo informou que o governo está fechando acordos para contratar aviões estrangeiros com maior capacidade de carga para auxiliar na tarefa de manter todas as cidades abastecidas.

O desbastecimento atingiu fortemente as cidades de La Paz e El Alto. Os alimentos são provenientes, principalmente, de Santa Cruz, Beni e Cochabamba.

As negociações, de acordo com o ministro, seguem com países como Brasil, Peru e Chile, que poderiam enviar aviões de carga para a distribuição desses alimentos. O custo do transporte não será repassado à população e correrá por conta do governo.

Continuar lendo

Cidades

Bombeiros resgatam colono picado por cobra Jararaca na zona rural de Sena Madureira

Publicado

em

O colono Auricélio Leão de Araújo, de 39 anos, deu entrada no hospital regional de Sena Madureira, neste domingo (17), após ser picado por uma cobra venenosa, na colônia Monte Belo, situada no rio Caeté. O trabalhador foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros do 6° Batalhão.

De acordo com os militares, o local fica a cerca de 7 horas de barco pequeno. Ao chegar na altura do quilômetro 10 da BR-364, os bombeiros usaram um veículo para concluir o socorro até o hospital de Sena.

“O trabalhador foi picado por uma cobra da espécie Jararaca, por volta das 19h deste sábado, quando subia o porto de sua colocação. hoje, domingo, por volta das 11h da manhã, transportamos o mesmo, do porto do Chico da Laura, até o PS local, sendo observado que o membro afetado já estava bastante inflamado”, informou o corpo de bombeiros de Sena Madureira.

Pelas imagens obtidas com exclusividade pelo grupo radar 104, é possível observar que a picada do inseto atingiu o pé esquerdo de Aurélio que ficou ficou com vermelhidão, inchado e a vítima reclamava de fortes dores.

Após os primeiros atendimentos médicos, o colono segue em observação médica.

 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.