Conecte-se agora

Jéssica faz visita em comunidades rurais de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Nesse último final de semana, a deputada federal Jéssica Sales (MDB) esteve cumprindo agenda em sua terra Natal, Cruzeiro do Sul, e aproveitou para também realizar uma extensa agenda de visitas e reuniões na área rural e constatou de perto as dificuldades de acesso aos ramais e a grande deficiência no escoamento da produção agrícola, considerados grandes gargalos enfrentados pelos produtores do município.

Acompanhada pelo pai, o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, de vereadores e do Presidente do Sindicato do Trabalhadores Rurais, Francisco das Chagas, Jéssica demonstrou extrema preocupação com a difícil situação de quem mora dentro das comunidades rurais e que depende do poder público para chegar até a cidade. Com ramais praticamente intrafegáveis e sem apoio de caminhões da Prefeitura para fazer o trajeto, os agricultores estão desamparados, vendo, de mãos atadas, toda a produção se perder.

“Nós estamos aqui isolados, esquecidos, e muitos passando grandes necessidades. Já perdi as contas de quantas vezes esvaziei meu açude e distribui todo o peixe que tinha com meus amigos vizinhos aqui do Ramal 11. Aqui vivem dezenas de famílias que sofrem e até passam fome. Já reivindicamos providências, mas, infelizmente não podemos fazer mais nada, senão pedir a Deus que dê consciência aqueles que podem nos ajudar”, exclamou o produtor rural, Chico Tomé, ao relatar a dura realidade de quem vive no campo e que da terra tira o sustento de toda a família.

Sensibilizada com o pedido de ajuda dos agricultores, Jéssica Sales se comprometeu a intermediar o trabalho de recuperação de ramais junto ao Governo do Estado, embora não seja sua atribuição primordial, enquanto deputada.

“A agricultura familiar é a base da economia de Cruzeiro do Sul. Exemplo disso, é a nossa farinha, que é a melhor do Brasil. Se temos um produto tão valioso é necessário também valorizar quem a produz. Não podemos permitir que os agricultores percam sua produção por não ter como sair de onde vivem. Por isso, encaminharei um ofício para o Governador Gladson, solicitando providências e irei pessoalmente conversar com ele sobre o assunto e me colocar à disposição para ajudar ainda mais no que estiver ao meu alcance”, destacou a deputada Federal, que entre 2015 e 2019, destinou mais de 17 milhões para fortalecer a agricultura dos municípios acreanos.

Propaganda

Destaque 5

Jéssica Sales inaugura primeira Unidade Básica de Saúde de comunidade ribeirinha

Publicado

em

Cumprindo o papel de parlamentar atuante em todos os municípios do Acre, a deputada federal Jéssica Sales (MDB) realizou uma série de visitas e reuniões no desde a última quarta-feira (13). A programação abrangeu diversos assuntos e comunidades. Acompanhada de sua mãe, a deputada estadual, Antônia Sales, Jessica atendeu ao convite da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre, e participou de um ciclo de discussões com o tema “Elas na Política’’.

Na ocasião, Jéssica falou do exercício da medicina e de sua experiência na política. Sales também abordou a importância da representação feminina nas instâncias do poder, “assim como os muitos desafios que ainda precisam ser vencidos”, disse. Em Rio Branco, na quinta-feira, 14, Sales percorreu a BR -364 até a cidade de Manoel Urbano para a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde.

A UBS contou com recurso da parlamentar, que destinou, em 2018, o valor de R$ 726 mil. Lá, Jéssica Sales aproveitou a oportunidade para prestar contas de seu mandato, destacando os mais de 4,5 milhões de reais em investimentos, já destinados para aquele município. Já na sexta-feira, 15, na região do Juruá, a deputada celebrou a chegada de quase R$ 2 Milhões em investimentos no município de Marechal Thaumaturgo.

Ao executivo, ela entregou uma Pá Carregadeira e participou da assinatura de duas ordens de serviço para a construção do Mercado Municipal e de um Centro de Saúde tipo II, que será o maior do município. Ambos os recursos provenientes de emendas parlamentares de sua autoria.

Sales saiu da região urbana da cidade para, na companhia do prefeito Isaac Piyãko, se deslocar até a comunidade ribeirinha Triunfo, onde inaugurou a primeira Unidade de Atenção Básica de Saúde na localidade, que atenderá aproximadamente mil e trezentas pessoas, que se soma aos mais de 10 milhões já garantidos ao município, considerado um dos mais isolados do Acre.

Por fim, no Sábado, 16, as visitas e reuniões continuaram, desta vez, no município de Rodrigues Alves. Sob muita chuva e lama, Jéssica foi até a Foz do Paraná dos Mouras e de lá seguiu de canoa, visitando diversas comunidades ribeirinhas. No Igarapé Apuí, celebrou a chegada da energia elétrica, um sonho antigo dos ribeirinhos, que através do intermédio dela, junto ao Ministério de Minas e Energia, se tornou realidade.

“São viagens longas e na maioria das vezes difíceis. No rio, os bancos de areia dificultam a viagem, a visibilidade se complica pela parte da noite. Por terra, subindo os barrancos e enfrentar caminhos de lama também é um desafio, mas faço isso certa de que para o pleno exercício do mandato não se mede nem tempo nem distância, porque o que o povo quer é uma política de perto e resultados e é assim que eu trabalho”, destaca a parlamentar sobre suas visitas aos municípios acreanos.

Continuar lendo

Destaque 5

Correnteza arrasta ponte do Quixadá e moradores fazem travessia em canoa

Publicado

em

A forte chuva que atingiu Rio Branco nessa sexta-feira, 15, também ocasionou prejuízo aos moradores do Quixadá, localizado zona rural da capital acreana. Lá, a ponte que ficava sobre o Igarapé Pirangi desabou e foi arrastada pela correnteza devido ao acúmulo de água após mais de 8 horas de uma chuva torrencial.

Na manhã deste sábado, 16, equipes da prefeitura de Rio Branco foram ao local

Para tentar prestar a assistência aos moradores devido à inundação do desvio no Igarapé Pirangi. “Nossa prefeitura está refazendo a ponte”, afirmou Socorro Neri.

Como alternativa de travessia no igarapé, homens do Corpo de Bombeiros auxiliam os moradores que queiram passar de um lado para o outro com uma canoa. Por terra, veículos têm acesso pelo km 14 da estrada de Porto Acre, no ramal Santa Clara.

A prefeitura não informou até quando a nova ponte ficará pronta e será entregue aos moradores.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.