Menu

Pesquisar
Close this search box.

Relatório aponta que governo já ultrapassou gasto com pessoal e Gladson vai ter que demitir

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Foi publicado na tarde desta sexta-feira, 27, o relatório de gestão fiscal referente ao segundo quadrimestre do ano de 2019 que demonstra que o governo do Acre já ultrapassou em muito o gasto com pessoal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


O máximo que o poder executivo pode comprometer com pessoal é 49% de sua receita. Só que de maio a agosto deste ano, o governo Gladson Cameli gastou 55,17% com pagamento de pessoal.

Anúncios


Mas o que isso representa na prática? A partir de agora o governo do estado tem os dois próximos quadrimestres para eliminar esse excesso de gasto com pessoal e voltar ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.


Os principais motivos para esse aumento no gasto com pessoal é o pagamento de aposentadorias, já que o governo precisa usar cerca de 40 milhões de reais todos os meses para pagar os aposentados e o número excessivo de cargos comissionados.


Tendo que cortar pelo menos um terço dessa despesa fora da exigência legal nos próximos quatro meses, se não houver aumento na receita, Gladson vai ter que exonerar cargos comissionados para equilibrar as contas.


A adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal é uma exigência e caso isso não ocorra pelos próximos meses, o estado pode ficar impedido de fazer contratação de pessoal, não ter garantia do governo federal em contratação de e,préstimos e transferência voluntária.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido