Menu

Banco Central dá dicas e cria APP para evitar golpes na compra de moeda estrangeira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Banco Central editou nesta quinta-feira (26) série de informações para ajudar os brasileiros a não caírem em golpes na hora de comprar moeda estrangeira.


Por ser região de fronteira, no Acre é comum a negociação de moeda estrangeira, principalmente o dólar e por isso, para não cair em golpes, viajantes ao exterior ou investidores precisam ficar atentos a algumas recomendações na hora de fazer a aquisição.

Publicidade

As operações de câmbio devem ser feitas somente em instituições autorizadas pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio, como bancos e corretoras, ou por meio de seus correspondentes cambiais, que são empresas contratadas pelas instituições autorizadas para prestarem serviços em seu nome.


A compra de moeda estrangeira pode ser presencial, pela internet, com uso de aplicativos para dispositivos móveis, bem como com uso de caixa automático.


É importante consultar o Valor Efetivo Total (VET), que considera a taxa de câmbio, os tributos incidentes e as tarifas eventualmente cobradas. O VET fornece ao cliente informações sobre o quanto ele vai efetivamente desembolsar na operação e permite comparar os preços disponíveis no mercado para compra e venda de moeda estrangeira. O BC disponibiliza o Ranking do VET, que apresenta o VET médio praticado, a cada mês, pelas instituições autorizadas.


O aplicativo Câmbio Legal, desenvolvido pelo BC, ajuda a encontrar os pontos de câmbio em todo o país, utilizando informações fornecidas pelas instituições autorizadas a operar em câmbio.


“Nunca utilize o mercado paralelo, ou seja, empresas ou instituições que não possuem autorização pelo BC ou que não sejam correspondentes em operações de câmbio”, recomenda o BC.


Saiba mais: https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/376/noticia


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido