Menu

Pesquisar
Close this search box.

Embrapa institui zoneamento da soja e vê aumento da produção no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Embrapa deu início à elaboração do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) da soja no Acre visando minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos extremos e permitir aos municípios identificar a melhor época de semeadura e plantio da soja nos diferentes tipos de solo e regiões do estado.


Com essa tecnologia, a Embrapa diz ser possível aumentar de 1,7 mil hectares para mais de 2 mil a área cultivada de soja no Acre. Tudo em área degradada que está reincorporada ao sistema produtivo.

Anúncios


“Há a necessidade de disponibilizar dados atualizados sobre clima e solo para a tomada de decisão por parte dos produtores rurais quanto à época de plantio, com o intuito de diminuir perdas e aumentar a produtividade da cultura”, disse o pesquisador da Embrapa Acre, Idesio Franke.


Além do aumento das áreas cultivadas, o rendimento médio da lavoura também melhorou. Em 2017 foi de 2.055 quilos por hectare, já na safra de 2018 o rendimento produtivo aumentou para 2.938 quilos por hectare, com a produção de 1.410 toneladas em 480 hectares, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O Valor Bruto da Produção de soja no Acre, de janeiro a abril de 2019, foi de R$ 1,6 milhão, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido