Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cidade de Rio Branco melhora em indicador de limpeza urbana entre 2018 e 2019

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A capital do Acre melhorou o desempenho no Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (ISLU) 2019, lançado nesta terça-feira (24) pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de São Paulo.


Em 2016, o ISLU de Rio Branco foi 0,588; subiu para 0,609, mas caiu novamente em 2018 para 0,591. Em 2019 alcançou nota 0,645, o que significa que melhorou em coleta e destinação dos resíduos sólidos no período. No entanto, a marca ideal, segundo os critérios do ISLU, é acima de 0,700.

Anúncios


Entre os critérios para se calcular o ISLU estão a sustentabilidade financeira dos programas e o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, impacto ambiental e recuperação dos resíduos coletados.


Criado em 2016, o Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urban(ISLU) tem como principal objetivo mensurar o grau de adesão dos municípios brasileiros às metas e às diretrizes da Lei Federal no 12.305/10 – “Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)”.


A Prefeitura de Rio Branco destaca várias ações, entre elas o fortalecimento das equipes operacionais o que ampliou em duas regionais na cidade com trabalho integrado à capina e roçagem. “Começamos a trabalhar em áreas verdes que não eram atendidas e comunidades distantes. Reforçamos o trabalho em praças e áreas de lazer, nas vias estruturantes, parques municipais”, disse Kelliton Carvalho, titular da Zeladoria da Cidade. Ele lembra que o Ecoponto do Tucumã atende a dez bairros e trouxe maior eficiência na gestão dos resíduos naquela região.


Manutenção nas escolas municipais, conscientização ambiental aos estudantes tem contribuído também para uma geração mais preocupada com o meio ambiente.


Locais cuja limpeza era de responsabilidade do Estado, como o Parque da Maternidade, estão sob manutenção da Prefeitura. ‘Tivermos mais de 10 mil atendimentos em educação ambiental na cidade, orientando a fazer descarte adequado do resíduo. Muitos locais onde haviam micro lixões, conseguimos combater essa prática”, concluiu Kellinton.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido