Conecte-se agora

Festival do Milho de Porto Walter tem delícias e beleza

Publicado

em

Delícias feitas a partir do milho, shows, luta de box, escolha da rainha, reencontro de familiares e amigos, paquera, compras e fortalecimento da agricultura familiar. É a sexta edição do Festival do Milho de Porto Walter, a aberto nesta sexta-feira, 20, pela vice prefeita Nagilda Francisca.

Na culinária abundância de delícias como canjica, pamonha, pudim de milho , cup cake de milho verde, bolos doces e salgados de milho. As jovens missionárias vendem cup cake de milho verde e inovaram com o cup cake acreano, que leva além do milho, banana comprida e canela.

A agricultura Maria José Batista, conta que participa desde a primeira edição e já conseguiu trocar eletrodomésticos de casa, além de fazer uma pequena economia ” é pouco, mas tenho uma poupança a partir daqui”.

Na parte do artesanato, os índios Arara, que vivem próximo de Porto Walter, usam palha de milho trançada e de buriti para embelezar as sandálias feitas de látex. José Salustiano, explica que a cor dos calçados é garantida com produtos naturais, como argila. As cadeiras são feitas pelos índios com o cipó cravo.

Apresentação das candidatas a Rainha do Festival do Milho foi uma das atrações da noite. As dez candidatas se apresentaram e a Rainha será eleita no domingo.

Propaganda

Na rede

Barbary inaugura ligação terrestre entre Porto Walter e outras cidades do Juruá

Publicado

em

A saga começou há mais de dois meses, quando 60 homens começaram a abrir picadas na mata com terçados e outros utensílios, que  terminou neste final de semana, quando o prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary, rompeu os 35 km na trilha entre Rodrigues Alves e Porto Walter, com mais de cem trilheiros em motos e quadriciclos alcançado o Rio Juruá Mirim e em seguida, chegando à cidade.

A trilha é o traçado da estrada que o prefeito espera que seja feito pelo governo do Estado por meio do Deracre.

Zezinho Barbary cita que a viagem foi uma demonstração da possibilidade da ligação terrestre entre Porto Walter, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e o restante do Acre. “Se o governo quiser dá para fazer a estrada tão sonhada por toda a população de Porto Walter. Fiz questão de vir vencendo os desafios pra provar que não há motivos pra esse isolamento e que a ligação é totalmente viável”, destacou.

O abastecimento de Porto Walter, (de comida, combustível e outros itens) é feito por meio de embarcações pelo Rio Juruá. Este ano, no auge do verão Amazônico, o volume do manancial em Porto Walter chegou a 29 centímetros, dificultando a nevegabilidade e evidenciando ainda mais a necessidade da ligação terrestre entre a cidade e o resto do Estado.

Continuar lendo

Na rede

Ilderlei é homenageado em exposição interoceânica no Peru

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, foi homenageado pelo governo peruano durante a 1° Expo Interoceânica Centro, promovida na cidade de Tingo Maria, capital da Província de Leoncio Prado.

Ilderlei articula junto às autoridades peruanas a integração entre o Brasil e o Peru, a partir das regiões do Vale do Juruá (Cruzeiro do Sul) e Pucallpa, capital do departamento Ucayali.

“Foi uma honra representar o desenvolvimento e a ligação entre esses dois grandes países na 1° Expo Interoceânica Centro, que debateu exatamente esse tema. Nós também convidamos o governo peruano para ir a Cruzeiro do Sul e, em breve, estaremos recebendo essa importante comitiva”, salientou o prefeito.

A pavimentação da rodovia vai ligar as cidades de Cruzeiro do Sul via Pucallpa a um porto na Costa do Pacífico, incluindo os portos de Callao, Chancay, Chimbote e Salaverry. A integração vai cumprir todos os parâmetros ambientais, que garantem a proteção do ecossistema do território amazônico e a segurança da população local.

A 1° Expo Interoceânica Centro reuniu 50 prefeitos peruano. Ilderlei Cordeiro representou o governo brasileiro no evento. A integração vai promover o comércio internacional, a exportação de produtos, gerar emprego e renda, tanto no Vale do Juruá quanto em Ucayali, além de aquecer o turismo.

Além do prefeito de Cruzeiro do Sul, que tem se dedicado a consolidar a comércio e turismo internacionais, o senador Márcio Bittar tem sido um grande articulador da integração entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.