Conecte-se agora

Energisa atende solicitação do Legislativo e garantirá energia elétrica na Vila Restauração

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), se reuniu na manhã desta quarta-feira (18), juntamente com o deputado Luís Tchê (PDT), com o diretor presidente da Energisa, José Adriano Mendes Silva. Na pauta de reunião, a apresentação do modelo otimizado de operação para geração e distribuição de energia elétrica em região remota dos sistemas isolados.

A boa notícia é que a Vila Restauração localizada no município de Marechal Thaumaturgo, será agraciada com o projeto, isso graças a uma solicitação do parlamento acreano. O sistema será implantado na comunidade em parceria com o governo do Estado.

Localizada dentro da Reserva Extrativista a 70 km do município, a comunidade possui 170 casas. Metade das residências é atendida por 4 horas ao dia por gerador à diesel da prefeitura.

“Fizemos uma solicitação formal a Energisa com o intuito de encontrar uma solução para a comunidade. As famílias da Vila Restauração passam maus bocados com a falta de energia elétrica, eles dependem do gerador há anos e nós queremos mudar essa realidade. E hoje, o presidente da Energisa veio aqui para explicar passo a passo de como esse importante trabalho será realizado. Estou muito feliz com a notícia. Agradeço ainda o governador Gladson Cameli que também será parceiro na execução desse projeto”, disse o presidente Nicolau Júnior.

O presidente da Energisa frisou que a Empresa investe 1% de sua receita operacional líquida em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, com o objetivo de inovar e fazer frente aos desafios tecnológicos do setor elétrico. Disse ainda que o sistema que será implantado na comunidade garantirá energia elétrica de qualidade aos moradores.

“Nós vamos montar um sistema inteligente na Vila Restauração. Estou apresentado hoje ao presidente Nicolau um projeto piloto de pesquisa e desenvolvimento de bateria solar. E outra, nós iremos monitorar o projeto daqui de Rio Branco por via satélite, por 24 horas. Iremos também instalar medidores inteligentes que mostrarão quanto cada família está consumindo de energia por dia. Uma inovação mesmo, que mudará para melhor a vida dos moradores daquela região”, explicou.

Mircléia Magalhães

Agência Aleac

Propaganda

Destaque 7

Aluno militar presta continência à carreata e foto viraliza na web

Publicado

em

FOTO: REPRODUÇÃO FACEBOOK

O governo do Acre realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma carreata para apresentar à população de Rio Branco as 127 caminhonetes recebidas para reforçar as ações da Segurança Pública. Em comboio puxado pelo próprio governador Gladson Cameli e seu vice, Major Rocha, uma imagem chamou atenção dos militares que participaram da carreata. Em sinal de respeito, um aluno do Colégio Militar Dom Pedro II, gerido pelo Corpo de Bombeiros na capital acreana, ficou cerca de cinco minutos em pé, fazendo sinal de reverência ao avistar as tropas passarem.

O estudante, que estava fardado, recebeu diversas mensagens de apoio nas redes sociais ao prestar continência aos militares, justamente pela forma de manifestar respeito e apreço às autoridades.

A imagem do menino que, mesmo de longe, não deixou de homenagear os superiores, repercutiu rapidamente na web. “Imagem que dá orgulho em compartilhar. Isso mostra que devemos continuar acreditando que princípios e valores fazem a diferença”, republicaram vários internautas ao compartilhar a imagem.

Segundo informações, o rapaz ficou aproximadamente cinco minutos na posição e aguardou a última viatura passar para seguir seu caminho. Em Rio Branco, o Colégio fica localizado no Loteamento Santo Afonso.

Continuar lendo

Destaque 7

Mara Rocha pede apuração de abuso de autoridade do ICMBio contra produtores rurais

Publicado

em

O possível abuso de autoridade de servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) contra pequenos produtores rurais acreanos ganhou mais um capítulo. A deputada federal Mara Rocha (PSDB) entregou ao Presidente do ICMBio, coronel Homero de Giorge Cerqueira, um documento relatando os abusos cometidos por servidores daquele Instituto na retirada de produtores da Reserva Extrativista Chico Mendes.

O documento, acompanhado de fotos e vídeos, relata que servidores do ICMBio tem agido com truculência. Há histórias de agressões e destruição de motos, antenas, alimentos e diversos objetos pessoais dos produtores.

“Compreendo que os servidores públicos têm poder de tutela, mas isso não dá a eles o poder de ferir o direito à ampla defesa e, principalmente, não dá o poder de ferir o princípio da dignidade humana, base da nossa Constituição. Ao nos depararmos com cenas de fogueiras feitas, por servidores públicos, com bens dos moradores da Resex Chico Mendes, não resta dúvidas de que abusos vêm sendo cometidos”, afirmou a parlamentar.

“Trouxe as denúncias para que sejam analisadas e, se os abusos forem comprovados, espero que sejam punidos, pois o povo da Resex Chico Mendes merece respeito do poder público”, finalizou Mara Rocha.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.