Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson é derrotado por falta de assessoria política 

Foi uma derrota anunciada a sofrida ontem na Assembléia Legislativa pelo governador Gladson Cameli. Durante a semana passada já havia indícios nos bastidores de que os oito vetos do governador a vários projetos, inclusive, ao da LDO, seriam derrubados. O cenário deixou bem claro que a Secretaria de Articulação Política, lotada de assessores, não funciona dentro do que era esperado, o de dialogar com a classe política. Quando se trata de uma votação polêmica que envolve números não se vê nas discussões com os deputados também o Planejamento, a Fazenda e a Procuradoria do Estado. Essa questão da derrubada dos vetos não pode ser entendida como uma rebeldia dos deputados da base governista. O texto  da LDO foi todo formatado com a presença do governo, dos demais poderes, dentro de um grande acórdão, o que chegou até a ser elogiado por causa do consenso, não comum neste tipo de votação. Para a surpresa dos parlamentares apareceram oito vetos do governador em cima de matérias votadas de forma consensual. Não restou neste caso outro caminho para os deputados do que manter a votação original, preservando a independência do parlamento. E mesmo porque os vetos estavam fora do prazo. Se era para manter o novo texto do governo em forma de vetos as modificações deveriam ter sido acertadas no curso das discussões e não depois de votadas e aprovadas. O Gladson vai ter que dar uma afinada na sua equipe, para que não volte a ser exposto como ontem na ALEAC. Alguns falam aramaico, outros inglês e francês.


SERIA MAIS ACACHAPANTE


A derrota do governo poderia ser maior, por vinte e quatro votos, se estivessem na sessão os deputados Cadmiel Bonfim (PSDB), Maria Antônia (PROS), Josa da Farmácia (PODEMOS) e Marcos Cavalcante (PTB). É hora do Gladson, repactuar esta sua forma de fazer política.


BALA NA AGULHA


Caso os vetos do governo não fossem derrubados a oposição já estava com um “Mandado de Segurança” engatilhado, tendo como argumento o fato dos vetos terem sido apresentados fora do prazo regimental. Ou seja, ou pelo voto ou pela justiça, os vetos seriam derrubados.


PRESIDENTE DE UM PODER


E ontem, não havia alternativa ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nicolau Junior (PROGRESSISTA), ao não ser o de colocar os vetos apresentados pelo governo em votação. Até porque ele é presidente do Legislativo, e não de um partido político.


UM LÍDER DE MÃOS ATADAS


O governo não teria alguém mais hábil para colocar na sua liderança na ALEAC. Mas o que se tem notado é que o deputado Luiz Tchê (PDT) não tem o espaço político que deveria ter para resolver casos pontuais dos deputados da base. Falta ser mais prestigiados dentro do governo.


UMA ORQUESTRA DESAFINADA


Não é demais dizer que em qualquer pesquisa que for realizada hoje o governador Gladson Cameli deve aparecer bem avaliado. Mas o mesmo não se pode dizer de alguns secretários, que até o momento não conseguiram resolver os graves problemas herdados por suas pastas.


OUTRO DETALHE IMPORTANTE


O que de concreto temos no agronegócio, além da boa intenção, dos secretários da área? Qual foi o avanço nestes 9 meses na Saúde? Por qual razão a violência voltou crescer? São assuntos, Gladson, dos quais têm de serem cobrados resultados práticos? Vamos para 1 ano.


 CANDIDATURA FORA DE COGITAÇÃO


Está fora de cogitação uma candidatura a prefeita da ex-deputada Leila Galvão seja em Brasiléia e seja em Epitaciolândia. Este anúncio deverá ser feito em dezembro. Confirmado o que a coluna já colocou: vai se dividir entre as campanhas de Xapuri, Brasiléia, Assis Brasil e Epitaciolândia, apoiando os candidatos a vereadores da sua base política. Foca em 2022.


DECISÃO SÁBIA


É uma decisão sábia do grupo da prefeita Leila Galvão, candidata a prefeita é queimação.


PRESTAÇÃO DETALHADA


O deputado Daniel Zen (PT) está pedindo do governo uma prestação detalhada de quanto foi gasto até aqui com as viagens do governador Gladson Cameli e o vice Major Rocha, com datas, valores das diárias, destinos, para que se possa ter uma noção exata sobre a importância.


NADA CONTRA


O parlamentar petista diz não ser contra viagens, acha que o governador tem mesmo que fazer quantas viagens forem necessárias no país e exterior na busca de recursos, mas ressalta que todo o contexto das viagens tem de ser explicitado numa prestação de contas.


TUDO ENCAMINHADO


O deputado Neném Almeida deverá mesmo se filiar ao PSD. Ontem, pautou todo o seu discurso na Assembléia Legislativa enaltecendo os feitos do senador Sérgio Petecão (PSD).


VIVENDO O DIA A DIA


O deputado federal Alan Rick (DEM) tem direcionado o seu mandato em ajudar as unidades de saúde de baixa e média complexidade. Destinou uma emenda parlamentar de 500 mil reais para a UPA do 2º Distrito, a maior do Estado, e onde reconhece haver avanço na nova gestão.


SEM OLHAR PARTIDO


Um ponto positivo do deputado federal Alan Rick (DEM) é que destina as suas emendas parlamentares aos prefeitos sem olhar a que partido pertencem. Acabou de liberar 200 mil reais para compra de um ônibus urbano para a prefeitura de Rio Branco.


 CASCA DE BANANA


Uma casca de banana que o governador Gladson Cameli vai ter que evitar de pisar, é a de declarar apoio a candidato a prefeito, onde houver mais de uma candidatura do seu campo político. Ele é governador de uma aliança partidária e não de um partido. Ou se queima.


PMRB É EMBLEMÁTICO


O caso da disputa da PMRB é emblemático com vários candidatos do seu campo político.


TEMPO PARA SE CACIFAR


O prefeito de Senador Guiomard, André Maia, ainda tem mais de um ano até a eleição de 2020, tempo necessário para popularizar a gestão se quiser disputar uma reeleição.


É MUITO ASSALTO


O deputado Roberto Duarte (MDB) trouxe um dado alarmante ontem ao falar na tribuna da ALEAC, o de que quase 100 assaltos já foram registrados em ônibus somente este ano. A única dedução a que se chega é que roubar ônibus virou um meio de renda cômodo dos bandidos.


PROFISSÃO PERIGO


Ser UBER passou a ser profissão perigosa. Principalmente quando o chamado vem de bairros periféricos. Os que ousam a ser afoitos a aceitar qualquer corrida acabam sendo assaltados e até mortos. Estão cobertos de razão ao recusar chamadas da periferia. A morte espreita.


UMA PERGUNTA


Leitor manda uma pergunta. Não foram tirados os servidores do DEPASA para realização de concurso? Então, por qual razão retornou para a ETA uma funcionária que tinha saído? É só por ser casada com um parente do presidente Zenil? Fica o registro das perguntas do leitor.


LADRÕES DE FIOS CONTINUAM IMPUNES


Em que pesem as denúncias, registros dos fatos, a quadrilha que rouba os fios da rede elétrica das Praças continua a agir sem uma providência conhecida da polícia a respeito. As Praças ficam escuras, a prefeita tem de repor as fiações, usando dinheiro que são nossos impostos.


VÃO TOMAR UMA PROVIDÊNCIA


No dia que roubarem a fiação do Palácio das Secretarias, talvez, tomem uma providência.


CHAPA IDEAL


O deputado Roberto Duarte (MDB) disse ontem ao BLOG DO CRICA crer que o PSD e o MDB estarão juntos na eleição municipal do próximo ano. Argumenta que o MDB esteve com o Petecão nas duas eleições para o Senado e seria a hora do senador dar a contrapartida política.


CHAPA COMPETITIVA


Para o deputado Roberto Duarte (MDB) a chapa ideal para a disputa da prefeitura de Rio Branco no próximo ano seria ele de candidato a prefeito, tendo Marfisa Galvão (PSD) de vice. “Seria competitiva”, diz. Neste caso se juntariam dois partidos fortes na capital, PSD e MDB.


DESABAFO DE UM POLICIAL


Um policial amigo comentou ontem que as leis frouxas funcionam como incentivo aos bandidos, que são presos em flagrantes, ou depois de uma diligência policial, e na maioria são soltos nas Audiências de Custódia. “Alguns saem soltos e rindo da nossa cara”, desabafou.


É BOM FISCALIZAR


A prefeitura de Cruzeiro do Sul começou a liberar o asfalto para o DERACRE recuperar as rodovias que ligam Cruzeiro do Sul a Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Não há mais desculpa para o trabalho não ser feito pelo DERACRE. É fiscalizar para ver se a obra será de qualidade.


FRASE DO DIA


“Não existe assunto desinteressante, o que existe são pessoas desinteressadas”. Gilbert Keith Chsterton, poeta inglês.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.