Conecte-se agora

Saúde Itinerante superou 1.000 atendimentos

Publicado

em

A edição do programa Saúde Itinerante, realizada em Xapuri, no último fim de semana, superou o número de 1.000 atendimentos realizados, somando-se consultas e realizações de exames.

Foram realizadas 566 consultas médicas, sendo 230 atendimentos em clínica geral, 106 em pediatria, 100 em ortopedia e 88 em ginecologia/obstetrícia.

Foram feitos também 302 exames de apoio e diagnóstico, sendo 54 preventivos do câncer de colo de útero (PCCU), 93 ultrassonografias, 55 raio-X, 27 ecocardiogramas, 51 eletrocardiogramas e 22 endoscopias digestivas alta, realizados no Hospital Epaminondas Jácome.

Ao todo foram realizados 188 exames laboratoriais, 35 atendimentos de serviço social, 298 dispensação de medicamentos.

Durante os atendimentos, 20 pacientes que necessitavam do exame de ressonância já saíram com o agendamento regulado para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into/Acre).

O programa Saúde Itinerante atua em parceria com as prefeituras e contribui com a oferta de médicos especialistas, exames, serviços e ações de prevenção, promoção, tratamento e recuperação da saúde, com ênfase na continuidade e resolutividade das demandas.

Nesta edição de Xapuri atuaram 22 profissionais entre médicos especialistas, enfermeiros, assistentes sociais, biomédicos e farmacêuticos. Para a enfermeira Rosemary Ruiz, coordenadora do programa, o objetivo da ação foi o de levar o atendimento para “a casa do paciente”.

“Além da economicidade para o estado tem a questão social do paciente ser atendido in loco. Essa é a visão do Saúde Itinerante, de que o paciente seja atendido na sua residência, recebendo a efetiva atenção dos especialistas, realizando os exames necessários e recebendo a medicação para dar início ao tratamento”.

Há quase duas décadas o Saúde Itinerante leva atendimento médico especializado e ações de saúde para todos os municípios, principalmente às comunidades de difícil acesso e com carência de oferta assistencial. Mais de 300 mil atendimentos foram realizados ao longo desses 19 anos.

Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Propaganda

Cidades

Xapuri vive clima de expectativa para mais uma procissão de São Sebastião

Publicado

em

A poucas horas do ápice da Festa de São Sebastião, o clima em Xapuri é de expectativa para mais uma grande procissão. A igreja recebe devotos desde o amanhecer e duas missas já foram celebradas durante o dia.

A imagem do santo padroeiro de Xapuri já está pronta para o cortejo pelas ruas da cidade. A aposentada Mariete Costa, uma xapuriense radicada em Rio Branco, é a responsável pela ornamentação, trabalho que ela faz todos os anos como pagamento de uma promessa.

A missa que antecede a procissão será às 16 horas, mas às 14 a igreja já estava praticamente lotada para assistir uma peça musical sobre a vida e a morte de São Sebastião, apresentada um grupo de crianças e adolescentes da paróquia.

Após a procissão ainda haverá muita festa na cidade. O encerramento terá show pirotécnico na praça da igreja, onde o padre Francisco das Chagas fará a bênção final aos romeiros e turistas que estão em Xapuri.

Continuar lendo

Cidades

Polícia realiza operação contra comércio irregular de bebida alcoólica no Juruá

Publicado

em

A Polícia Militar está atuando para combater o comércio ilegal de bebidas alcoólicas no Vale do Juruá. Durante a Operação Bohemia, realizada neste fim de semana em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, vários estabelecimentos foram notificados e autuados por práticas irregulares na manutenção da segurança, além de ser realizada a apreensão de drogas em um dos comércios.

A operação foi realizada por homens 6° Batalhão de Polícia Militar do Acre.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas