Conecte-se agora

Prefeita Fernanda Hassem realiza entrega de ramal e extrativistas comemoram

Publicado

em

Brasiléia possui uma malha viária com mais de 1.800 quilômetros de ramais. Boa parte destes, estão dentro da Resex Extrativista Chico Mendes, que pertence ao Governo Federal, porém a prefeitura vem  investindo em melhoria de ramais, construção de pontes, reabertura e abertura de alguns ramais para que famílias que viviam isoladas possam ter o direito de ir e vir com melhor facilidade.

A Prefeita Fernanda Hassem esteve neste domingo, 15, realizando a inauguração  do ramal do seringal Tabatinga, na Resex Chico Mendes, há mais de 80 km de ramal no km 59. Foram abertos cerca de 35 km de ramal,  que vai beneficiar mais de 80 famílias extrativistas. Algumas dessas famílias para chegar no ramal principal no km 59, andavam mais de 8 a 10 horas a pé ou em animal.

O seringueiro Alfredo dos Santos (Maranhão), falou das dificuldades que os moradores passavam sem o ramal.

“Moro na Resex deste de 2008, era sempre uma dificuldade para nós chegar até o ramal principal onde tem transporte. Nós andávamos por varadouro de 8 a 10 horas a pé ou montado em animal, as pessoas adoeciam e a gente tirava na rede. Hoje estamos aqui realizando um sonho que foi abertura do ramal, a prefeita Fernanda Hassem está aqui e só temos que agradecer a ela que tem trabalhado para ajudar as pessoas. Essa semana estava na rua, chamei um  um amigo que tem carro, ajudei no combustível e ele veio me deixar na porta de casa, tirei a mercadoria do carro e coloquei dentro da minha casa, isso não tem preço”. Ressaltou seu Maranhão.

A prefeita Fernanda Hassem vem dando atenção especial às melhorias de ramais e mesmo a Resex Chico Mendes sendo responsabilidade do Governo Federal, não tem medido esforços para atender aos moradores. “Hoje 83 famílias saem do isolamento e esse era um compromisso que eu tinha desde que assumi a prefeitura de Brasiléia. Eu andei por aqui antes de ganhar a eleição e vi o sofrimento das pessoas e agora vejo a alegria da comunidade. Já abrimos mais de 70 km de linhas aqui no ramal do 59 e estamos melhorando o ramal principal. Temos muito mais desafios na área de educação, saúde, social, mas hoje estamos garantido a infraestrutura que foi a abertura de ramal” finalizou.

O vereador Antônio Francisco também falou da importância da abertura do ramal”. São 35 quilômetros de ramais a mais que passa a existir acrescentado mais ramais em Brasiléia A Prefeita Fernanda Hassem vem atendendo a demanda das comunidades e só temos que agradecer a todos”, disse.

A Prefeitura de Brasiléia além da abertura, trabalha na melhoria do ramal principal que são mais de 80 km de ramal principal e trabalha na melhoria de ramais com várias frentes de serviços para atender a demanda das comunidades rurais, seguindo as normas legais, como no caso da Resex Chico Mendes,  abertura com licenciamento ambiental para que não prejudique o meio ambiente.

Além  da Prefeita estiveram presentes secretários, vereadores Antônio Francisco, Marquinhos Tibúrcio, Mario Jorge, Rosevete e Edu Queiroz, coordenadores de Núcleos de Brases e  diversas famílias do seringal Tabatinga.

Propaganda

Cidades

Bolívia transporta alimentos por avião para evitar desabastecimento

Publicado

em

Cerca de 400 toneladas de alimentos foram transportados em aviões para abastecer as cidades de La Paz e El Alto, na Bolívia. Bloqueios nas estradas do país estão impedindo a distribuição de itens de primeira necessidade.

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Produtivo da Bolívia, Wilfredo Rojo, a ponte aérea para a distribuição de carnes, verduras e ovos está cada vez mais eficiente e será mantida até que terminem os bloqueios. Desde domingo (17), foram transportadas 300 toneladas de carnes (gado, frango e porco), 50 toneladas de verduras e 50 toneladas de ovos.

O transporte dos alimentos está sendo feito por aviões da Força Aérea, além de aeronaves de empresas comerciais como a Boliviana de Aviación (BOA) e Amazonas.

Rojo informou que o governo está fechando acordos para contratar aviões estrangeiros com maior capacidade de carga para auxiliar na tarefa de manter todas as cidades abastecidas.

O desbastecimento atingiu fortemente as cidades de La Paz e El Alto. Os alimentos são provenientes, principalmente, de Santa Cruz, Beni e Cochabamba.

As negociações, de acordo com o ministro, seguem com países como Brasil, Peru e Chile, que poderiam enviar aviões de carga para a distribuição desses alimentos. O custo do transporte não será repassado à população e correrá por conta do governo.

Continuar lendo

Cidades

Bombeiros resgatam colono picado por cobra Jararaca na zona rural de Sena Madureira

Publicado

em

O colono Auricélio Leão de Araújo, de 39 anos, deu entrada no hospital regional de Sena Madureira, neste domingo (17), após ser picado por uma cobra venenosa, na colônia Monte Belo, situada no rio Caeté. O trabalhador foi resgatado por uma equipe do Corpo de Bombeiros do 6° Batalhão.

De acordo com os militares, o local fica a cerca de 7 horas de barco pequeno. Ao chegar na altura do quilômetro 10 da BR-364, os bombeiros usaram um veículo para concluir o socorro até o hospital de Sena.

“O trabalhador foi picado por uma cobra da espécie Jararaca, por volta das 19h deste sábado, quando subia o porto de sua colocação. hoje, domingo, por volta das 11h da manhã, transportamos o mesmo, do porto do Chico da Laura, até o PS local, sendo observado que o membro afetado já estava bastante inflamado”, informou o corpo de bombeiros de Sena Madureira.

Pelas imagens obtidas com exclusividade pelo grupo radar 104, é possível observar que a picada do inseto atingiu o pé esquerdo de Aurélio que ficou ficou com vermelhidão, inchado e a vítima reclamava de fortes dores.

Após os primeiros atendimentos médicos, o colono segue em observação médica.

 

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.