Conecte-se agora

Hemoacre realiza campanha de doação de sangue no Shopping

Publicado

em

Até por falta de opção, o Via Verde Shopping é um dos principais destinos de passeio do morador de Rio Branco nos final de semana. Já virou brincadeira em amigos, a expressão de que quem mesmo não tendo dinheiro, pessoal vai ao shopping para aproveitar o ar condicionado.

Seja com dinheiro ou liso, quem for ao Via Verde Shopping pode fazer muito mais que passear. Pode até salvar uma vida.

É que o Hemoacre realiza a partir desta sexta-feira, 13, coleta de sangue com sua unidade móvel que vai ficar no estacionamento do Shopping até nove da noite do próximo domingo.
Quem quiser fazer esse simples gesto de solidariedade, mas que salva vida é só ficar ligado. O ônibus permanece nesta sexta-feira sas 8h às 12h e das 17h às 21h. Já no sábado e domingo a coleta funciona das 14h às 21h.

Quem pode doar sangue?

Pesar mais de 50 kg, ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal. É preciso também está bem alimentado no dia da doação e nunca doar em jejum. Também é preciso evitar consumo de alimentos gordurosos nas três horas antes da doação, evitar fumar por pelo menos duas horas antes e depois da doação, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e não ingerir bebida alcoólica nas doze horas anteriores à doação.

É preciso no ato da doação apresentar documento oficial com foto. Pode ser Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida pela classe.

Quem não pode doar?

Pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os onze anos de idade, mulheres grávidas ou lactantes e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Propaganda

Acre

Produtor tem 44 cabeças de gado apreendidas em Resex

Publicado

em

O produtor rural Ocimar Araújo de Oliveira, 55 anos, casado e pai de 5 filhos, morador da Reserva Extrativista Chico Mendes na região do município de Brasileia, procurou o jornal O Alto Acre para relatar como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) aprendeu 44 cabeças de gado em suas terras, na tarde da última sexta-feira, 11, numa das operações que estão sendo realizadas sob a coordenação do Exército Brasileiro auxiliado pelos órgãos governamentais.

Ocimar explicou ao jornalista Alexandre Lima que em 2018 foi notificado pelo órgão ambiental a desocupar a área em um prazo de 6 meses. Na oportunidade, ele foi também multado em R$ 860 mil, tendo sua propriedade embargada. Ele disse que, orientado pelos próprios servidores do ICMBio, recorreu por meio de advogado e permaneceu na localidade à espera do andamento do processo.

Há cerca de 15 dias, o ICMBio voltou à propriedade de Ocimar dando-lhe o prazo de dias para retirar todo o gado existente na área. O morador disse que obedeceu a ordem de retirada dos animais, mas que numa terra ao lado da sua, deixou 44 cabeças pertencentes a um dos seus filhos, Lucas Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, que não foi, segundo ele, notificado pelo órgão.

O produtor afirmou que na última sexta-feira, 11, militares do Exército e agentes do ICMBio chegaram de surpresa a sua casa e apreenderam e embarcaram o gado de Lucas em um caminhão, levando o rebanho para lugar não informado a ele. Ocimar lamentou a perda do que, para ele, é resultado de muitos anos de trabalho.

“É uma coisa que choca demais. Dói no fundo do coração você ver os bens que tu trabalhou tanto, suou, batalhou para conseguir, se acabando da noite para o dia, você perdendo tudo, isso é muito doído. Nós não sabemos o que vai acontecer, eles dizem que estão agindo dentro da lei, mas essa área não foi eu quem desmatou, ela já estava desmatada há muito tempo”, afirmou.

O ICMBio informou que o gado foi apreendido na área embargada. Ainda de acordo com o órgão, Ocimar Araújo de Oliveira não é morador da Resex Chico Mendes, mas um assentado do Incra que se apossou dessa área dentro da Unidade de Conservação, usando-a como retiro de sua fazenda, que fica fora da área protegida. A área foi alvo de um auto de infração, sendo embargada uma área de cerca de 80 hectares que havia sido desmatada.

O órgão ambiental também afirma que quando há a quebra de embargo, o que é caracterizado pela continuidade do uso da área embargada por auto de infração, todo o material e benfeitorias que lá estiverem quando do retorno da fiscalização, são apreendidos independentemente de quem seja o proprietário.

Continuar lendo

Acre

Governador revela seu pedido a santa durante procissão

Publicado

em

Assim como centenas de outros fiéis que participaram da procissão do Círio de Nazaré em Rio Branco, na tarde desse domingo, 13, o governador Gladson Cameli também caminhou e fez um pedido a Nossa Senhora de Nazaré. Nesta segunda-feira, 14, ele revelou seu pedido: “que não me deixe errar muito”.

Gladson disse ainda que agradeceu e pediu força e determinação para prosseguir seu governo após os 10 meses iniciais de mandato. A concentração do Círio de Nazaré ocorreu no Calçadão da Gameleira.

Durante a peregrinação, o governador recepcionou a imagem de Virgem Maria e aproveitou para dialogar com o público presente.

A celebração do Círio de Nazaré em Rio Branco superou a expectativa de público para este ano. Os fiéis peregrinaram da região da Gameleira, no Centro, passando pelas ruas Senador Eduardo Asmar, Marechal Deodoro e Avenida Brasil.

A procissão encerrou na Catedral, local em que os seguidores da Virgem Maria celebraram a missa final. Antes disso, os fiéis entoaram cânticos segurando tochas e velas à espera de Nossa Senhora de Nazaré.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.