Menu

Casos de dengue em Cruzeiro do Sul têm redução da 65%

Foto: Arquivo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos de dengue no Acre, foi de 114 %. Passou de 2.447, para 5.252. Na contramão dos números, em Cruzeiro do Sul, a redução dos casos da doença, foi de 65% quando comparados os dados de 2018 com 2019.


Em 2018 foram 1.029 casos confirmados e este ano, até agora, são 360. Em 2014 mais de 26 mil pessoas foram infectadas pela dengue, 29 % da população.

Publicidade

A Coordenadora de Vigilância de Zoonoses e Doenças de transmissão Vetorial de Cruzeiro, Muana da Costa Araujo, explica que a diminuição foi possível graças à uma série de ações: a sensibilização da sociedade quanto à responsabilidade de todos no combate a doença, intensificação dos arrastões e ciclos de visitas domiciliares e das ações de educação e saúde. 40 pessoas atuam no combate a dengue. ” Tudo que é preconizado pelo Ministério da Saúde, nós fizemos e contamos muito com uma equipe e a população comprometidos com a redução de casos e vamos seguir nesse ritmo”.


Redução também na Malária


Em 2017, com 12.921 doentes de malária, Cruzeiro do Sul, respondia por 11% de todos os casos da doença no Brasil. Em 2018, foram 9.790 e neste ano, até agora, 3.980. A redução foi de 59%. Agora em agosto houve o menor índice de registros de casos da história de Cruzeiro do Sul: 336.


De acordo com Muana Araújo, o grande salto foi dado com a municipalização das ações de combate à malária.


Ela cita a o diagnóstico rápido como fundamental. Em todas as unidades do saúde há laboratório. No Hospital do Juruá, o laboratório funciona 24 horas e também oferta de exames nas vilas rurais e ribeirinhas. A educação em saúde também foi importante, segundo Muana, coordenadora de Vigilância de Zoonoses e Doenças de transmissão Vetorial. ” A malária era tão presente que as pessoas achavam normal ter malária 30 vezes. Também temos acompanhamento do tratamento das pessoas para garantir a completa cura”, explica a coordenadora.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido