Menu

Pesquisar
Close this search box.

Estudantes do IFAC representam o Acre no 10º Congresso Brasileiro de Mastozzologia

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os acreanos, Pedro Zanata Lima dos Santos, de 18 anos,  e Érica Lima da Silva Ximenes, de 26 anos, estudantes do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal do Acre (IFAC), estão representando o IFAC, no X Congresso Brasileiro de Mastozzologia e 10º Encontro Brasileiro para estudo de Quiróptetos, na cidade Águas de Lindóia-SP, desde o último domingo (8). O evento termina nesta sexta-feira (13).


O Congresso Brasileiro de Mastozzologia é o ramo da Zoologia que estuda os mamíferos. No congresso estão sendo discutidas as inovações científicas e o que tem acontecido com os mamíferos e debates sobre ecologia e preservação.

Anúncios


O trabalho apresentado por Pedro no Congresso traz o seguinte questionamento: Amostragem de pequenos mamíferos no dossel amazônico: Um esforço necessário?


Em contato com a equipe do ac24horas, Pedro disse que “a amostragem de pequenos mamíferos não voadores em dossel, revelam-se importantes em alguns trabalhos, sobretudo para os estudos de abundância e riqueza de espécies. Quando falamos em abundância, falamos em quantidade de indivíduos capturados. Já riqueza, estamos falando em relação a espécies. Poucos trabalhos com pequenos mamíferos amostram o dossel da floresta, mesmo a estratificação vertical sendo evidente em muitos grupos de animais. O meu trabalho tem por objetivo avaliar o impacto do uso de armadilhas em dossel na amostragem de pequenos mamíferos não-voadores, sendo da ordem Didelphimorphia (marsupiais) e Rodentia (ratos) em quatro áreas de floresta no leste do Acre”.


Já o trabalho de Érica Lima, aborda o seguinte assunto:” A composição da Helmintofauna de Uma Comunidade de Roedores de Área de Matriz Aberta da Reserva Biológica Poço das Antas”


Erica relatou que “os parasitos são importantes estruturadores das comunidades naturais e tem papel fundamental na diversidade das espécies componentes. Dentre os grupos de parasitos, os helmintos vêm sendo utilizados como modelos de estudo para investigação da interação parasito-hospedeiro em ecossistemas naturais e antropizados. Independente da abundância sobre estudos de endoparasitos da Mata Atlântica (MA), ainda há uma carência sobre a helmintofauna destes animais em áreas de matriz aberta da MA.


O trabalho contou com o apoio de André Botelho, Charle Crisóstomo, Camila Lúcio e Paulo D’Andrea na opinião dos alunos “seria quase impossível realizar os mesmo, devido a orientação, supervisão e todo apoio”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido