Conecte-se agora

PL em que Bittar é relator, aprova fim da “reserva de mercado” nas carteirinhas de estudante

Publicado

em

Escolas e universidades poderão emitir as carteiras estudantis, a depender de um projeto que tem o senador Márcio Bittar como relator.O PL foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado nesta terça-feira (10).

Para Bittar, não pode existir reserva de mercado na emissão das carteirinhas. “Fundamental é que ele esteja cursando o ensino secundário ou superior. Dar esse benefício, mas com obrigação de que ele terá esse benefício quando a carteira for expedida por determinado órgão -no caso a UNE e a UBES, me parece que isso é reserva de mercado, que não se justifica”, disse Bittar.

UNE é a sigla da União Nacional dos Estudantes, e UBES, União Brasileira de Estudantes Secundaristas. O projeto é do senador Roberto Rocha.

Propaganda

Acre 01

Zen questiona filiação de Minoru ao PSDB: “partido que tá destruindo o ensino público”

Publicado

em

O professor Minoru Kinpara vai se filiar ao PSDB em um evento que ocorre neste sábado, 21, no hotel Terra Verde, situado no centro de Rio Branco. A migração de Minoru abriu algumas discussões na rede, entre eleitores, simpatizantes e oponentes. O deputado estadual Daniel Zen (PT), por exemplo, apontou que a mudança de orientação política para o ninho tucano é, no mínimo, incoerente para o novo membro, que chega para ser candidato à prefeitura de Rio Branco em 2020.

Zen explanou que o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) pode confundir sua história com a situação que ocorrei no Governo FHC, que ele sugere um período de ‘sucateamento’ das universidades federais. “O PSDB, defensor do liberalismo, sempre arrastou uma asa para o ensino superior privado. O PSDB votou em peso na PEC do Teto (EC n° 95/2016) que tá destruindo o ensino público”, afirma o parlamentar.

Para o deputado, o PSDB é um defensor xiita da política de austeridade fiscal e apoiador dos cortes e contingenciamentos para as universidades e institutos federais. “Minha pergunta é: como uma pessoa que foi presidente do Diretório Regional do PT/AC, candidato ao Senado da República pela REDE Sustentabilidade e se notabilizou politicamente sendo reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) se filia a um partido político assim?”, questiona Zen.

Minoru foi candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade em 2018, mas não conseguiu se eleger. Ele obteve 112.989 votos (14,21% dos votos).

Continuar lendo

Acre 01

Chagas Romão é convidado para formar o trio “paz e amor” com Alysson e Jairo Carvalho

Publicado

em

Apesar das 340 exonerações terem atingido em cheio o MDB deixando o deputado federal Flaviano Melo descontente, o partido vai emplacar mais um emedebista histórico no alto escalão do governo. É que o ex-deputado Chagas Romão, de natureza moderada e conciliadora, foi convidado pelo governador Gladson Cameli (Progressistas) para ajudar na articulação do Palácio Rio Branco com a Assembleia Legislativa.

A informação foi passada ao ac24horas pelo líder do governo, deputado Luís Tchê (PDT) em meio a crise envolvendo o parlamento e o poder executivo. Para Tchê, Romão tem mais de 30 anos de mandato e poderá contribuir muito com sua experiência no diálogo permanente que deve acontecer entre o governador Gladson e sua base de sustentação política. Ele acredita que ainda é possível recompor a base desde que o governo esteja realmente disposto a isso.

Romão vai formar “o trio paz e amor” perfilando ao lado do ex-vereador Alysson Bestene e do ex-deputado e pastor Jairo Carvalho.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2019 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.