Conecte-se agora

Chuva com ventos derruba árvore em frente à casa de Chico Mendes

Publicado

em

Chuva rápida com ventos relativamente fortes derrubaram uma árvore do tipo castanhola (Terminalia catappa L.) em frente à casa mundialmente conhecida por ser o lugar onde o líder sindical Chico Mendes foi assassinado, em 1988, em Xapuri.

Único bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (IPHAN), a casa de memórias, que atualmente se encontra fechada a visitação pública, não sofreu danos por conta do incidente. A queda da árvore também não causou ferimentos a nenhuma pessoa ou prejuízos a imóveis vizinhos.

O policial militar Serismar Vasco de Souza, que reside em frente à Casa de Chico Mendes, informa que a árvore era bastante antiga e que não vinha passando por podas, o que fez com se curvasse em direção à rua. Foi ele quem fez as fotos cedidas ao ac24horas.

Esta é a segunda árvore que se perde no âmbito do patrimônio, há cerca de 12 anos uma espécie do tipo figueira, que sombreava toda a parte frontal do terreno onde está a casa foi envenenada com produtos químicos, morrendo algum tempo depois.

Sobre a Casa

A Casa de Chico Mendes fica localizada na Batista de Moraes, nº 10, Setor 1, Distrito 1, Lote 290, no centro de Xapuri. Foi lá que o líder sindical e seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, passou os últimos dois anos da sua vida dedicado ao movimento de resistência dos trabalhadores locais e à luta contra a devastação da Amazônia.

Pintada de azul turquesa, a casa guarda um acervo dos objetos pessoais do seringueiro e mantém o mobiliário do momento em que ele morreu por um tiro de espingarda, na noite de 22 de dezembro de 1988, após sucessivos atentados encomendados por fazendeiros locais.

O tombamento da Casa de Chico Mendes aconteceu em 2011 e foi importante para garantir a preservação do local, já que a paisagem estava em processo de descaracterização, com a derrubada de algumas árvores e uma invasão urbana no bosque.

Com informações do Iphan.

Anúncios

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas