Conecte-se agora

Em Xapuri, servidores da Saúde aderem à greve e cobram melhorias em hospital

Publicado

em

Funcionários da Secretaria Estadual de Saúde em Xapuri anunciaram a adesão ao movimento grevista desencadeado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac) logo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 10, em frente ao hospital Dr. Epaminondas Jácome.

Com faixas e cartazes estampando mensagens relacionadas às reivindicações da categoria, os servidores de Saúde em Xapuri também cobraram a melhoria das condições de trabalho e de atendimento ao público do Sistema Único de Saúde (SUS) na única unidade hospitalar do município.

Com problemas antigos que vão desde a falta de médicos para a cobertura da escala de plantões à falta de um aparelho de radiografia, o hospital vem sendo alvo de intensas críticas e reclamações da população, principalmente no que diz respeito aos atendimentos ambulatoriais.

A instituição também não conta há anos com o seu centro cirúrgico em operação. Todas as necessidades de intervenções mais complexas, como nos casos dos partos cesarianos, são encaminhadas, obrigatoriamente, a Rio Branco.

Francisco Barbosa de Aquino, o Chiquinho Barbosa, membro do Sintesac no município, disse que “o movimento não é apenas por reivindicações ligadas a salários e vantagens para a categoria, mas também para o melhoramento do Sistema de Saúde do Estado que vem sendo tratado com desprezo”.

Chiquinho Barbosa afirmou ainda que a situação de defasagem salarial dos trabalhadores da Saúde e a indefinição quanto à continuidade ou não dos funcionários que prestam serviços pelo Pró-Saúde atingiram uma situação insustentável.

“Algumas situações são de estrangulamento, como é caso da etapa alimentação, da regularização do Pró-Saúde e da defasagem salarial da nossa categoria que já se aproxima dos 70%. Sabemos que o problema não é exclusivo desse governo. Vem dos governos anteriores, mas não podemos, por conta disso, nos acomodar a aceitar que o governo atual não demonstre sequer a intenção de negociar com o nosso sindicato a respeito dessas demandas”.

Sobre as reivindicações relacionadas ao hospital Epaminondas Jácome, o diretor da unidade, João Honorato Cardoso, afirmou na Rádio Educadora de Xapuri que tem consciência dos problemas e deficiências que a instituição apresenta, mas ponderou que tem se esforçado junto aos órgãos ligados à saúde estadual para melhorar as condições de atendimento.

“Temos buscado em todas as instâncias as soluções para os problemas. Já requeremos junto à Sesacre a contratação de mais um médico para a unidade e a solução para o problema do aparelho de raio-x grande que está quebrado. Temos tido o apoio do deputado Antônio Pedro que nos acompanha sempre que vamos a Rio Branco e temos a certeza de que o nosso governo logo irá apresentar os avanços que nós precisamos aqui para Xapuri”.

A greve

Na tarde desta terça-feira, 10, o hospital de Xapuri está com o atendimento de urgência e emergência funcionando, conforme determina a legislação. O Pronto-Socorro conta com uma enfermeira e um técnico em enfermagem mais uma médica plantonista. O atendimento ambulatorial está suspenso. O Serviço Móvel de Urgência (SAMU) também funciona normalmente.

Propaganda

Destaque 7

PCdoB ,PT ,PSB e PTD firmam aliança pela disputa no Jordão

Publicado

em

Os partidos que compõem o arco de aliança da atual administração de Jordão, PT, PCdoB que administra o município, PSB e PDT , através de suas lideranças realizaram uma grande plenária na tarde de sábado, 18, para selar mais um acordo de união na disputa do pleito de 2020.

O encontro reuniu as lideranças locais das respectivas siglas e o nomes que se declararam pré-candidatos ao executivo. O encontro também contou com a participação do deputado estadual Jenilson Leite ( PSB), vice-presidente da ALEAC, e do secretário de educação de Rio Branco e ex-deputado federal , Moisés Diniz.

Os discursos dos líderes partidários foram favoráveis a manutenção da aliança que tem sido vitoriosa da disputa pela prefeitura desde 2004. Isto é, são 16 anos de vitorioso do mesmo grupo político devido a unidade partidária.

O deputado estadual Jenilson, que tem trabalhado pela manutenção das alianças entorno dos partidos alinhados com a causa social, salientou que a unidade partidária e de suas lideranças tem sido a chave do sucesso.” O primeiro segredo do sucesso da vitória desses partidos tem sido a boa administração que vem fazendo em Jordão, mas também
a aliança que já perdura há mais de uma década”.

O deputado defendeu também que cada partido e filiado tem o direito de pôr seu nome para ser discutido dentro da aliança, mas que a escolha deve ser baseada no nome que mais agrega os líderes e do eleitor jordanenses. ” No processo político democrático, cada sigla e filiado tem o direito de apresentar seu nome para ser discutido, mas o importante é termos o discernimento de fazer uma escolha que agregue a todos”.

O evento contou ainda com a presença do prefeito Élson Farias,e do ex-prefeito Hilário Melo.

Continuar lendo

Destaque 7

‘Ninguém está tirando nem um real de saúde e educação’, diz Bittar

Publicado

em

O senador Márcio Bittar (MDB) foi entrevistado no Jornal da CBN 2 para falar sobre o Pacto Federativo, que pode flexibilizar o uso do dinheiro de áreas como saúde e educação.

Relator da PEC do Pacto Federativo, Bittar alega que não haverá retirada de dinheiro dos dois setores. Hoje, a verba para estas áreas tem um valor mínimo obrigatório. Segundo o senador, ‘o que está na proposta é devolver aos entes federativos a capacidade de escolher especificidades’.

Bittar ainda argumentou que o ‘governo abrirá mão de grande parte dos seus royalties’ para transferir a estados e municípios.

Ouça a entrevista

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas