fbpx
Conecte-se agora

MDB joga para sair da eleição municipal como protagonista 

Publicado

em

O presidente do MDB, deputado federal Flaviano Melo, tem dito nas conversas sobre a sucessão municipal de que se existe um município que considera onde o partido tem a candidatura a prefeito mais forte e favorita, é em Sena Madureira, com o Mazinho Serafim. O MDB mostrou a sua força esta semana com uma convenção municipal bastante concorrida. O argumento do Flaviano em apontar o prefeito Mazinho Serafim (MDB) como um nome que despontará na disputa com favoritismo é o fato de ser um gestor ousado. “O Mazinho é um pouco estourado, mas é trabalhador, e sabe fazer política”, é o que ressalta sempre o presidente do MDB. Mas a direção do MDB, não tem como seu foco apenas Sena, o seu plano é mais ousado. Os seus dirigentes sonham alto e trabalham com uma meta  de ter candidaturas para disputar todas as prefeituras e tentar eleger o maior número de prefeitos possível, e sair da eleição municipal como o principal protagonista da campanha de 2020. E com isso se cacifar para ter uma candidatura ao Senado e se tornar um aliado imprescindível para uma composição ao governo, na eleição de 2022. A pedra com a qual o Glorioso vai jogar é esta. 

MERCADORIA DIFÍCIL

Esta enxurrada de adesões de prefeitos ao PROGRESSISTA, para agradar o governador Gladson Cameli, pode ser um tiro no pé. Quem votou no Gladson, necessariamente, não vota em quem ele pedir. Voto é a mercadoria mais difícil de transferir numa eleição e costuma ser pessoal.

NÃO FALA EM POLÍTICA

Depois da derrota ao Senado e deixar de forma misteriosa o governo, o ex-deputado Ney Amorim entrou num período de silêncio. Não falou nada a respeito do seu futuro político. Com uma base sólida na capital, Ney é uma adesão sonhada pelos partidos para a disputa da PMRB.

TRÂNSITO LIVRE

Natural o registro da FOLHA DE SÃO PAULO de que o deputado federal Alan Rick (DEM) e o senador Márcio Bittar (MDB) têm trânsito livre no gabinete do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Alan e Bittar apóiam a mesma pauta ambiental defendida pelo ministro.

COERÊNCIA DA CAMPANHA

O senador Márcio Bittar (MDB) e o deputado federal Alan Rick (DEM) estão mantendo a mesma coerência na defesa dos princípios políticos do presidente Bolsonaro, como o agronegócio e outras bandeiras que batem de frente com que era adotado pelos petistas.

MUDAR DE PARTIDO

A proibição das coligações proporcionais passou a ser um fantasma que ronda os deputados para a eleição de 2022. Ou partem agora para organizar chapas próprias nas suas siglas, ou terão que buscar abrigos em partidos mais fortes. Acabou a história de carona eleitoral.

CALOS DO GOVERNO

Saúde e Segurança continuam a ser nestes primeiros oito meses de governo os principais calos. A Saúde com o complicador de não ter apresentado nenhum avanço, continua tão ruim o atendimento como no governo passado. A Segurança não é o ideal, mas teve alguns avanços.

DIFERENCIAL NA TRANSPARÊNCIA

O diferencial entre as duas pastas é que o secretário de Segurança, Paulo César, é transparente nas ações e mostra disposição no combate ao crime. Já secretária de Saúde, Mônica Feres, não se sabe o que pretende, porque se tranca numa redoma de vidro e entra em mutismo.

DEPOIMENTO INSUSPEITO

O Gladson é mais competente na comunicação que os governadores do PT. O depoimento é do ex-presidente municipal do PT, Marcos Inácio Fernandes, o Marcão, ao elogiar a remodelação, o aumento da potência, e o uso da Rádio Difusora Acreana na divulgação dos atos do governo.

APOSTOU ERRADO

O Marcão acertou. O governo passado apostou errado, na mídia impressa, que teve o apogeu, força política, mas foi atropelada pela modernidade. A Rádio continua forte porque vai aos grotões, onde a mídia eletrônica, a força de ponta hoje da comunicação, ainda não alcança.

DIRIA QUE É CANDIDATA

Não será. Mas para quem navega no Face e não conhece os meandros políticos, deve estar pensando que a secretária de Turismo, Eliane Sinhasique, será candidata a algum cargo eletivo em 2020. Postou selfies com caras e bocas até com o vendedor de pipoca na EXPOJURUÁ.

NÃO É NOVIDADE AO BLOG

Na entrevista ao programa Boa Conversa, que apresento no c24horas com o colega Astério Moreira, o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), previu que o seu partido e o PT deve apoiar a reeleição da prefeita Socorro Neri. Este BLOG já fez comentários neste sentido.

NÃO É PRECISO SER EXPERT

Não é preciso ser expert em política para saber que o desfecho para 2020 é o PT e o PCdoB apoiarem a reeleição da prefeita Socorro Neri. O PCdoB não tem um nome com densidade eleitoral para disputar a PMRB. O PT tem, mas seus nomes expressivos, só focam em 2022.

FORA DA POLÍTICA

Até o início da noite de ontem o governador Gladson Cameli não tinha definido o nome do futuro secretário da Fazenda. Que seja um nome técnico e que fuja da indicação política.

ALIANÇA PARA SACUDIR

Se a proposta será aceita, não se sabe. Mas sei apenas que se for aceita, o fato vai se transformar numa grande reviravolta na eleição para a prefeitura de Rio Branco. Na política existe o difícil, mas não o impossível. Vamos aguardar o desfecho das conversas.

MATO SEM CACHORRO

O PSD está no mato sem cachorro em Tarauacá. Sabe que a chance da prefeita Marilete Vitorino (PSD) ser reeleita é diminuta. E se ela não for candidata e ficar no partido, se o PSD apresentar um nome para a disputa será contaminado pelo seu desgaste. É este o jogo.

ALTERNATIVA SONHADA

A alternativa política sonhada pelo PSD é que a prefeita Marilete Vitorino deixe o partido e se filie ao PROGRESSISTA, já que tem afinidade política com o governador Gladson Cameli.

CARGO VAGO

Até o fechamento da coluna ontem à noite o governador Gladson não tinha escolhido o novo secretário da Fazenda. É uma pasta que não pode ser preenchida para atender pedido político.

ADESÕES IMPORTANTES

O senador Petecão (PSD) vai consolidar ainda mais a sua posição política no colégio eleitoral de Rio Branco com as adesões que estará recebendo. Falta só marcar as filiações. Já é forte. Pela expressiva votação que teve na capital, seu grupo ficará mais forte ainda no tabuleiro de 2020.

O JOGO ESTÁ POR COMEÇAR

Este BLOG concorda com a afirmação do deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) de que o jogo para a sucessão municipal na capital só será definido no próximo ano, quando todas as pedras políticas estiverem assentadas. O Petecão está fazendo uma costura silenciosa, mas acertada.

FRASE DO DIA

“A melhor maneira de realizar os seus sonhos é acordar”. Paul Valéry, poeta francês.

 

Propaganda

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas