Menu

Pesquisar
Close this search box.

Unidade de saúde fechada para reforma se encontra em situação de abandono

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um morador do município de Tarauacá enviou um vídeo à redação do ac24horas neste sábado, 31, para mostrar a situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Espanhol, situada na rua Capitão Hipólito, no bairro Triângulo. Segundo ele, o patrimônio público está completamente abandonado na gestão da prefeita Marilete Vitorino (PSD).


“Esse é o posto de saúde que deveria estar funcionando para a população, mas está assim”, afirma o homem que gravou as imagens, apontando para vários papéis e objetos jogados ao chão. De acordo com o relato do morador do município, a prefeitura informou que a referida unidade seria fechada para passar por uma reforma, no entanto, as imagens mostram que a reforma ainda está longe de começar.

Anúncios


Enquanto isso, portas arrombadas, cadeiras, móveis, documentos, tudo que tinha dentro da unidade de saúde está revirado. Inclusive, parte da fiação elétrica pode ter sido roubada do local, já que não se encontra onde deveria e parte do forro foi arrancada.


“Olha a situação da reforma”, ironiza o homem. “(…) completamente abandonado. Disseram quer seria reformado para atender melhor a população de Tarauacá”, salienta o dono da gravação.


Segundo testemunhas, desde que a prefeitura interrompeu os atendimentos na unidade, não há nenhum vigia para manter a ordem no local ou evitar roubos, já que nada foi retirado da unidade. “As câmeras que a prefeita disse que iria instalar para evitar arrombamentos, não serviu para nada”.


“(…) o desleixo, o abandono de tudo. Dizem que só as ruas estão abandonadas, mas vendo assim, eu discordo”, finaliza o morador.


O que diz a prefeitura

O ac24horas entrou em contato com o secretário municipal de saúde de Tarauacá, o Técnico em Radiologia Pedro Cláver Freire, que explicou que, de fato, a unidade está fechada para reforma já faz alguns meses. No entanto, a obra teve de ser paralisada por força maior. “Está na justiça, por isso o construtor foi obrigado a parar a reforma”, disse Freire.


Segundo o secretário, a prefeitura está aguardando decisão da justiça para dar continuidade ao processo de reforma do posto de saúde. Sobre os móveis, documentos jogados ao chão e a situação do telhado, o secretário disse que iria ao local verificar o que pode ter acontecido.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido