Conecte-se agora

Proprietários não precisam comprovar sanidade dos animais que vão participar da Expojuruá

Publicado

em

A exemplo do que houve na ExpoAcre em Rio Branco, os donos dos animais que vão participar da cavalgada da Expojuruá, em Cruzeiro do Sul, não precisam comprovar a sanidade deles.

No Instituto de Defesa Agropecuária – IDAF, já existem 11 inscrições feitas. E no local, a informação é de que os animais também podem ser inscritos em duas lojas agropecuárias da cidade, com o simples preenchimento de ficha, onde não há espaço para anotações relacionadas à saúde.

O chefe do IDAF de Cruzeiro, Sanderson Lima, disse que a liberação partiu do Instituto em Rio Branco.

Em nota enviada à imprensa cruzeirense, a secretária de Turismo, da organização do evento, cita a ” desburocratização” da inscrição dos animais para a cavalgada, o que foi confirmado ao ac24horas também pela porta voz do governo, Mirla Miranda.

Já o diretor técnico do Idaf, em Rio Branco, médico veterinário Jessé Monteiro, explica que haverá barreiras móveis antes e durante a cavalgada da ExpoJuruá, onde serão exigidos a Guia de Transporte Animal GTA, atestado de vacinação contra a influenza, anemia e mormo. ” Não passarão nas barreiras animais sem essas comprovações”, assegura ele, explicando ainda que dos bovinos do rodeio e das provas, só é necessária a GTA.

Em anos anteriores, a organização da ExpoAcre e Expojuruá, exigia, para participação dos animais, exames para os equídeos de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Mormo e vacina da Influenza ou Gripe Equina. As doenças são transmissíveis entre os animais e o mormo, também pode contaminar seres humanos.

O perigo é que nas aglomerações de animais, aumenta significativamente os riscos de difusão dessas doenças.

Nota da secretária Eliane Sinhasique

Não deixe de inscrever seu quadriciclo, seu jipe, seu UTV, sua caminhonete e seu animal para a CAVALGADA de encerramento da EXPOACRE JURUÁ!

Faça a inscrição dos veículos na:

-AgroJuruá

-AgroSate

-Agroboi!

Os animais devem ser inscritos no IDAF de Cruzeiro do Sul sem burocracia!

E lembre-se:

CAVALGADA EXPOACRE JURUÁ tem que ter gente, animais, veículos e diversão sem agressão aos animais e aos demais.

Concentração dia primeiro de setembro a partir das 7h no Miritizal indo até o Rancho Vó Isaura.

 

Propaganda

Na rede

Bombeiros suspendem mergulhos, mas seguem buscas pelo corpo de professor desaparecido

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 12, o Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, iniciou uma nova fase na procura ao corpo do coordenador do curso de Engenharia Florestal da Ufac, Gleisson Oliveira, em buscas superficiais nas margens do Rio Juruá.

Os mergulhadores, que agiram de ontem, 11, não atuarão mais.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, Capitão Oliveira, lembra que a partir do terceiro dia do afogamento, corpo submerge, “boia”, na linguagem popular.

Ele acredita que se o corpo não tiver sido consumido pelos peixes, deverá submergir. “Seguiremos as buscas até sexta-feira (13)”, explica o capitão.

Os colegas do professor, por meio de vídeos nas redes sociais, pediram que aos moradores das margens do Rio Juruá, que fiquem atentos a sinais que indiquem a presença de um corpo na região entre Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul.

A Marinha do Brasil, a Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul, familiares, amigos e voluntários auxiliam nas buscas.

O professor Gleisson Oliveira se afogou no Rio Juruá na madrugada de domingo, 08.

Continuar lendo

Na rede

Linhão entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul será licitado dia 19

Publicado

em

Depois da instalação 18 das 22 cidades acreanas passam a ser atendidas por energia de hidrelétrica

Será realizada no dia 19 de dezembro, em São Paulo, a licitação para a construção, operação e manutenção da linha de transmissão de energia elétrica que vai conectar os municípios do Vale do Juruá ao Sistema Interligado Nacional. O linhão sairá de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, passando por Feijó e Tarauacá.

As obras deverão ser iniciadas em março do próximo ano e a previsão é que sejam concluídas em 4 anos. O Governo Federal vai investir cerca de R$ 700 milhões na execução, que vai gerar uma economia em torno de R$ 250 milhões por ano com a redução do repasse da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para a região. As termelétricas funcionam à base de óleo diesel.

Atualmente 11 cidades acreanas já fazem parte do Sistema Interligado Nacional, recebendo energia gerada a partir da hidrelétrica de Itaipu: Rio Branco, Acrelândia, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Porto Acre, Sena Madureira e Senador Guiomard.

A partir da interligação o número será ampliado para 18. O diretor técnico e comercial da Energisa Acre Ricardo Xavier, explica que o linhão tem 230 kv e que, Manoel Urbano e Assis Brasil serão atendidos por uma linha da Energisa, com 69 kv, como a que já existe entre Rio Branco e Sena Madureira.

A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), confirmou à bancada federal acreana realização da licitação.

Já as 4 cidades isoladas via terrestre: Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa e Jordão seguirão com termelétricas a base de óleo diesel.

Continuar lendo
Propaganda
Propaganda

Mais lidas