Conecte-se agora

Proprietários não precisam comprovar sanidade dos animais que vão participar da Expojuruá

Publicado

em

A exemplo do que houve na ExpoAcre em Rio Branco, os donos dos animais que vão participar da cavalgada da Expojuruá, em Cruzeiro do Sul, não precisam comprovar a sanidade deles.

No Instituto de Defesa Agropecuária – IDAF, já existem 11 inscrições feitas. E no local, a informação é de que os animais também podem ser inscritos em duas lojas agropecuárias da cidade, com o simples preenchimento de ficha, onde não há espaço para anotações relacionadas à saúde.

O chefe do IDAF de Cruzeiro, Sanderson Lima, disse que a liberação partiu do Instituto em Rio Branco.

Em nota enviada à imprensa cruzeirense, a secretária de Turismo, da organização do evento, cita a ” desburocratização” da inscrição dos animais para a cavalgada, o que foi confirmado ao ac24horas também pela porta voz do governo, Mirla Miranda.

Já o diretor técnico do Idaf, em Rio Branco, médico veterinário Jessé Monteiro, explica que haverá barreiras móveis antes e durante a cavalgada da ExpoJuruá, onde serão exigidos a Guia de Transporte Animal GTA, atestado de vacinação contra a influenza, anemia e mormo. ” Não passarão nas barreiras animais sem essas comprovações”, assegura ele, explicando ainda que dos bovinos do rodeio e das provas, só é necessária a GTA.

Em anos anteriores, a organização da ExpoAcre e Expojuruá, exigia, para participação dos animais, exames para os equídeos de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Mormo e vacina da Influenza ou Gripe Equina. As doenças são transmissíveis entre os animais e o mormo, também pode contaminar seres humanos.

O perigo é que nas aglomerações de animais, aumenta significativamente os riscos de difusão dessas doenças.

Nota da secretária Eliane Sinhasique

Não deixe de inscrever seu quadriciclo, seu jipe, seu UTV, sua caminhonete e seu animal para a CAVALGADA de encerramento da EXPOACRE JURUÁ!

Faça a inscrição dos veículos na:

-AgroJuruá

-AgroSate

-Agroboi!

Os animais devem ser inscritos no IDAF de Cruzeiro do Sul sem burocracia!

E lembre-se:

CAVALGADA EXPOACRE JURUÁ tem que ter gente, animais, veículos e diversão sem agressão aos animais e aos demais.

Concentração dia primeiro de setembro a partir das 7h no Miritizal indo até o Rancho Vó Isaura.

 

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas