Menu

Pesquisar
Close this search box.

Chuvas do fim do mês de agosto diminuem as queimadas em Cruzeiro do Sul

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por causa das chuvas dos últimos dias, é visível a diminuição da fumaça causada pelas queimadas em Cruzeiro do Sul.


Nas duas primeiras semanas de agosto, o cenário ficou desolador e o Corpo de Bombeiros, recebeu cerca de 40 chamadas para apagar queimadas urbanas e rurais no município.

Anúncios


O comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Oliveira, acredita que a atuação da  equipe multidisciplinar composta por membros dos  Bombeiros,  Ministério Público, SEMA e Defesa Civil, que orienta  e também notifica e  autua  os infratores, é  importante para o controle da situação.


Segundo o chefe do  IMAC no Vale do Juruá,  Levy Bezerra, no momento, Mâncio Lima, é a cidade com maior número de focos de queimadas na região.


O  quadro segue   preocupante em todo o Juruá  porque é em setembro, quando as chuvas são ainda mais raras,  que os agricultores intensificam as queimadas no  preparo da terra para os novos plantios e os criadores   expandem  os  pastos.  É hábito local fazer queimadas no dia 7 de setembro.


Fiscalização só depois da Expojuruá


Como o escritório do Imac de Cruzeiro do Sul só conta com quatro técnicos,  equipes do Imac  de Rio Branco chegarão  a Cruzeiro depois da Expojuruá,  com objetivo de ampliar a fiscalização ambiental. “Com o reforço vamos expandir nossa atuação em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves”, cita Levy.


A Expojuruà será realizada de 29 de agosto a 1° de setembro.


Números – Segundo dados da secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA, em todo o Acre,   o número de queimadas cresceu quase 200 % com relação ao ano passado. Se a análise for feita só de agosto,  o aumento é de mais de 400%.


De janeiro a 22 de agosto do ano passado, foram registradas 852 queimadas no Acre.  Número que saltou para 2.498 entre janeiro até 20 de agosto deste ano.  Aumento de mais de 190%.


Em Cruzeiro do Sul até o dia 12 de agosto, o Corpo de Bombeiros havia registrado 36 chamadas para apagar focos de queimadas urbanas e rurais. No mesmo período do ano passado, foram  apenas 4.


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido