Menu

Cortina de fumaça encobre Rio Branco na madrugada do sábado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Se durante o dia a incidência das queimadas urbanas e rurais atinge a saúde da população, durante a madrugada a fumaça também não dá trégua para os acreanos. A fumaça tem se intensificado nos últimos dias na madruga. Por volta de 1h da manhã deste sábado, 24, o centro da cidade estava encoberto por uma cortina densa de fumaça proveniente de queimadas.


A situação tem sido perceptível a olho nu. Mesmo com a ocorrência de chuvas isoladas na região, o tempo não tem interferido na paisagem. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro até agosto de 2019, o Acre registrou 2.498 queimadas.

Publicidade

O nível de poluição do ar chegou a ficar três vezes acima do permitido esta semana. O indicado pela Organização Mundial de Saúde é respirar no máximo 25 microgramas desse tipo de partícula por dia. Todavia, o Acre já registrou há dois dias a concentração de poluentes no ar chega a ser quase que três vezes maior que o permitido, 72 microgramas por metro cúbico, como ocorreu no município de Sena Madureira.


Fotos feitas pelos jornalista Yuri Rosas e Kennedy Santos na madrugada deste sábado em Rio Branco, revelam o que o mundo já sabe: a população do Acre está respirando fumaça.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido