Menu

A cereja do bolo da eleição de 2020 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Fala-se muito em apoios para a disputa da prefeitura de Rio Branco no próximo ano, mas tem sido esquecido de se mencionar que a cereja do bolo de uma aliança será o grupo do senador Sérgio Petecão (PSD), o grande campeão de votos na eleição passada e com forte base eleitoral na capital, onde a sua mulher Marfisa Petecão (PSD), teve 17 mil votos. Para onde o Petecão pender poderá ser decisivo no campo das candidaturas ligadas ao Palácio Rio Branco. Este BLOG já publicou uma declaração sua de que o seu partido não ficará fora da chapa majoritária. Não está fora de cogitação que a Marfisa entre neste cenário como candidata à vice-prefeita. PSDB, MDB, devem disputar a presença da Marfisa na chapa majoritária. A Marfisa, aliás, é o sonho de consumo dos tucanos e dos emedebistas para 2020..


PÉROLA DA SEMANA


Esta é imbatível, em termos de bobagem. O vereador Marcos Luz (MDB) pediu providências às autoridades da segurança para investigar se as queimadas não estão sendo feitas por militantes do PT e PCdoB. É a mesma teoria de que a terra é plana. Só nos resta achar graça.


VIAJANDO NA MAINOESE


Já pensou um Raimundo Angelim (PT), um Jorge Viana (PT), um Edvaldo Magalhães (PCdoB), uma Perpétua Almeida (PCdoB) embrenhados na floresta tocando fogo em tudo que é mata! Não tenho outra reação a não ser a de rir com esta viagem na maionese. Vou fazer o quê?


VELHA SENHORA


A secretária Silvânia Pinheiro merece todo o reconhecimento por ter pegado a Rádio Difusora Acreana uma sucata, e em poucos meses ter inaugurado um transmissor de 10 quilos de potência, com alcance para todo Estado. A velha senhora RDA está completando 75 anos.


SESSÃO SOLENE


Na próxima segunda-feira estará acontecendo uma sessão solene na ALEAC para homenagear os radialistas que fizeram a história da emissora mais antiga do Acre. É de se ressaltar também que a RDA está sendo bem conduzida pelo radialista da velha guarda, Raimundo Fernandes.


 CAMPEÃO DAS PANCADAS


Nestes oito meses do governador Gladson Cameli, errou quem esperava que os maiores algozes do seu governo fossem os deputados do PT e PCdoB. Ninguém lhe bateu mais do que o deputado Roberto Duarte (MDB), que hipoteticamente seria um aliado. Bateu de chibata.


MUITO HABILIDOSO


O deputado Jenilson Lopes (PCdoB) ao que indica assumiu a coordenação da parte política da prefeita Socorro Neri, excelente na gestão, mas que vinha pecando por estar afastadas das articulações de alianças. Foi sua a iniciativa da reunião ontem com a REDE. Ele é habilidoso.


VOLUME DE INFORMAÇÕES


A Agência de Notícias do Acre tem disponibilizado na sua página na internet um volume grande de informações sobre as ações de governo, com textos de qualidade. Só que o aproveitamento das matérias fica ao critério dos órgãos de comunicação. Assim deve ser.


SANSÃO X BORÓ


Na década de 70 apareceu em Rio Branco um lutador de Luta-Livre que se apresentava como “Sansão do Século XX”. Tinha um aluno local que se chamava Boró. Vira e mexe inventavam uma briga e marcavam uma luta, só que era tudo marmelada, depois eles se acertavam. É a mesma coisa dessa briga (sic) entre o Gladson e o deputado José Bestene (PROGRESSISTAS).


PURA ENCENAÇÃO


A troca de farpas esta semana entre o deputado José Bestene (PROGRESSISTA) e o governador Gladson Cameli foi a mais pura encenação. Ontem, Bestene foi designado por Cameli para lhe representar em Acrelândia, na assinatura de um convênio com a prefeitura do município.


É PORQUE ESTÁ LONGE…


“Que triste”! Postou esta semana Linda Cameli, mãe do governador, como comentário de uma notícia do mau atendimento no Pronto Socorro de Rio Branco. É porque está em Manaus, se tivesse aqui, ficaria mais “triste” ainda, com os casos diários de pouco caso com os pacientes.


APENAS CONVERSA INICIAL


Em nota ao BLOG DO CRICA, o Porta-Voz da REDE, Júlio Cesar, esclareceu dois pontos: a senadora Marina não assumiu compromisso de apoiar nenhum candidato à PMRB. E sobre a conversa ontem com a prefeita Socorro Neri, diz que foi “boa”, mas que nada ficou acertado.


 DEBATE INTERNO


Foi esclarecido ainda que a decisão da REDE sobre quem o partido vai apoiar para a prefeitura da capital sairá de um debate interno. A meta inicial é a montagem de uma chapa competitiva para disputar vagas na Câmara Municipal de Rio Branco.


SONHANDO COM O IMPONDERÁVEL


Não sei de onde o pessoal do MDB tirou de que haverá eleição este ano para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Não existe nem um indicativo. O TSE vai aceitar provas baseadas em gravação clandestina? Sobre isso, só as ilações. O MDB está contando com o ovo no c* da galinha.


QUEM É QUE GARANTE?


Quem é que garante que a decisão que cassou o prefeito Ilderlei Cordeiro, não será revista? 


NÃO FALOU HERESIA


O líder do governo, deputado Tchê (PDT), não falou heresia ao defender que se adote o mesmo modelo na SESACRE do governo Binho Marques, de descentralizar as ações do órgão. Nestes 20 anos de PT, a Saúde só funcionou a contento no curto mandato do Binho. E só!


EXPLICAÇÃO NADA CONVINCENTE


Nada convincente a versão da Secretaria de Educação sobre a demissão de professores provisórios e fechamento de salas de aula para alunos do EJA. Faltou foi planejamento.


RECORDE NEGATIVO


Os dirigentes estaduais da secretaria de Meio-Ambiente e do IMAC estão estreando com um recorde negativo nas suas gestões. O Acre aparece entre os três Estados que mais desmataram e fizeram queimadas neste verão. Não adianta anunciar medidas, a porta já foi arrombada.


NÃO TEMOS O QUE COMEMORAR


Sou um defensor do agronegócio, contrário aos radicais do meio-ambiente, os que acham que o Estado pode se desenvolver vendendo copaíba, mas no Acre, a implantação de uma nova frente econômica pode acontecer sem queimar florestas, aproveitando as áreas degradadas. Não temos, portanto, nada a comemorar com o aumento de mais 100% nas queimadas.


EMERGÊNCIA AMBIENTAL


O governador Gladson Cameli não precisaria estar agora assinando um Decreto de emergência ambiental, se os órgãos do setor no Estado tivessem se antecipado no combate às queimadas.


TUCANOS NO AGUARDO


O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), com base eleitoral em Cruzeiro do Sul, disse ontem ao BLOG DO CRICA que o partido vai apoiar á prefeitura do município o candidato que o governador Gladson Cameli indicar. Seria uma contrapartida ao Gladson apoiar os tucanos para PMRB.


BEM QUE AVISEI OS TUCANOS


Eu bem que avisei neste BLOG que os tucanos não comemorassem a fala do governador Gladson de que apoiaria o candidato do PSDB a prefeito de Rio Branco. Conheço os índios da aldeia. Cameli promete agora apoiar o deputado José Bestene (PROGRESSISTAS) à PMRB.


NÃO TENHO QUE ACHAR DIVERTIDA


Com tudo isso que acontece na terra de Galvez, não é para achar a política divertida?


PESO FUNDAMENTAL


Numa breve conversa com o deputado federal Flaviano Melo (MDB), após a gravação do programa “Boa Conversa”, que irá ao ar no ac24horas no próximo domingo, este reconheceu na informalidade que o prefeito Ilderlei Cordeiro melhorou a gestão e muito se deve á entrada na equipe da Chefe do Gabinete, Idelcleide Cordeiro, que saneou as finanças municipais.


CONVERSA ABERTA


A entrevista com o velho cacique do MDB, Flaviano Melo, foi bem descontraída.


FRASE DO DIA


“Melhor um pequeno fogo para nos aquecer do que um grande fogo para nos queimar”. Thomas Fuller, historiador inglês. 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.