Menu

IFAC de Cruzeiro do Sul não tem gasolina para os veículos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um funcionário do IFAC de Cruzeiro do Sul, que não quer se identificar, procurou o ac24horas, para relatar as dificuldades enfrentadas por professores, funcionários e estudantes do Campus local.


Ele cita a falta de combustível e serviços de manutenção de veículos. Destaca que, por falta de combustível e recursos para ajuda de custo, já foi cancelada a participação da delegação do IFAC nos jogos nacionais da rede federal (maior evento esportivo da rede, além de outros eventos.

Publicidade

“Estamos contando cada ml de gasolina. O serviço de manutenção de veículos está suspenso, o que inviabiliza saídas de campo, aulas práticas e envio de equipes esportivas, e em olimpíadas de conhecimento. Já deixamos de realizar reuniões de comissões, oficinas, semanas acadêmicas com participantes externos e visitas técnicas que dependam de ajuda de custo”, denunciou o servidor.


Segundo a fonte, o IFAC só tem recursos garantidos, até o momento, para a alimentação dos estudantes e o pagamento de serviços essenciais como energia e vigilância


Ainda de acordo com o servidor, algumas atividades administrativas também estão sendo canceladas por falta de recurso para passagens.


Com relação aos cortes, ele disse que por enquanto houve somente uma suspensão de edital para novos bolsistas, “mas o Ministério da Ciência e Tecnologia já anunciou que há probabilidade do não pagamento de bolsistas pelo CNPq em setembro. Estamos sob o risco de suspender pesquisas”, relata preocupado.


Os problemas são causados pelos cortes no orçamento, por parte do governo federal, dos Institutos de Tecnologia e das universidades públicas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido