Menu

No Acre, equipe de filme acusa polícia de agredir ator

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por meio de uma carta aberta, a produtora local Saci Filmes compartilhou um caso de agressão envolvendo a polícia militar do Acre e um dos atores que compõem o longa-metragem Noites Alienígenas, gravado em Rio Branco. O ator Gabriel teria sido vítima de uma abordagem violenta e despreparada da polícia enquanto estava de folga – na casa de sua cunhada, segundo a equipe do filme.


De acordo com as explicações republicadas pela Saci, a história retratada nas gravações do filme confrontou a vida real. Isso porque o ator, morador de um bairro periférico, “foi surpreendido por policiais numa abordagem truculenta, onde foi violentamente agredido com pedaço de pau e uma barra de ferro”, afirma a equipe.

Publicidade

Segundo informações da equipe, a polícia não encontrou nada com ele e nem com os outros amigos e parentes de Gabriel, “que também foram vítimas de agressões”, ressalta.


Procurado pelo ac24horas, o secretário de segurança pública do Acre, Paulo Cezar, disse não ter conhecimento deste fato.


Embora as graves acusações, a Saci diz reconhecer a situação de trabalho dos policiais, que também são vítimas de um Sistema Opressor em uma sociedade preconceituosa e elitista, mas pediu atenção. “Que possam ser melhor preparados e conscientizados, que tenham as condições necessárias para proteger a sociedade e não atacá-la”, finalizou.


Leia a Carta Aberta na íntegra:


Antes de mais nada, faço questão de agradecer a todo apoio que recebemos da segurança pública do Estado do Acre durante as filmagens do longa-metragem Noites Alienígenas, pois foi fundamental.


Porém, não podemos nos omitir com o que aconteceu com nosso ator Gabriel Knoxx, jovem morador de um bairro periférico, cantor e protagonista do filme.


Escolhemos Gabriel no teste de elenco, por seu talento e ele não nos decepcionou: comprometido e responsável.


Gabriel desenvolve trabalhos sócios culturais em bairros da periferia, sempre com o objetivo de promover a cultura de paz.


Na última quarta-feira, porém, Gabriel foi vítima de violência policial em uma das folgas da filmagem.


Ele estava numa confraternização na casa da cunhada e foi surpreendido por policiais numa abordagem truculenta, onde foi violentamente agredido com pedaço de pau e uma barra de ferro.

Publicidade

Não encontraram nada com ele e nem com os outros amigos e parentes de Gabriel, que também foram vítimas de agressões e por medo, preferem não se manifestar.


Sabemos que os policiais também não deixam de ser vítimas de um Sistema Opressor em uma sociedade preconceituosa e elitista. Seus salários não são compatíveis com os riscos que correm e sofrem muita pressão.


De toda forma, nada pode justificar a violência do Estado contra a sua população ou caminharemos para o autoritarismo e barbárie.


Nosso filme discute justamente a vida destes meninos e meninas periféricos, vítimas cotidianas de diversos tipos de violência e falta de oportunidades.


Também, fala de uma juventude aguerrida, que busca caminhos e que é resistência contra toda forma de opressão. Fala de esperança e força.


A vida real se sobrepôs a arte durante as nossas filmagens, a notícia do espancamento de Gabriel nos encheu de revolta e tristeza.


Como se a vida real quisesse nos alertar da urgência de debater e se posicionar diante da própria realidade.


Como equipe, nos solidarizamos com Gabriel e pedimos as autoridades as devidas responsabilidades e proteção. Vamos além, não só pelo ocorrido com nosso ator, mas por todos jovens periféricos que passam por situações parecidas.


Pedimos atenção também aos nossos policiais, que possam ser melhor preparados e conscientizados, que tenham as condições necessárias para proteger a sociedade e não atacá-la.


Atenciosamente,


Equipe do filme Noites Alienígenas


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido